sábado, 27 novembro 2021
InícioGeralConfira como foi a posse do novo comandante do 3º Batalhão dos...

Confira como foi a posse do novo comandante do 3º Batalhão dos Bombeiros Militares de Blumenau

Tenente-Coronel Luciano Mombelli da Luz [a direita]
 

 

Por Claus Jensen, com fotos de Marlise Cardoso Jensen e dos bombeiros

Nesta segunda-feira (26/11/18) foi a cerimônia de posse do novo comandante do 3º Batalhão de Bombeiros Militar, que abrange 14 municípios do Médio Vale do Itajaí. O evento que marcou o início do comando do Tenente-Coronel Luciano Mombelli da Luz começou por volta das 9h, com a presença de várias autoridades e representantes de classe. Ele que é natural de Joaçaba (SC), no oeste do estado, e retorna ao batalhão onde foi subcomandante entre 2014 e 2017.

Promovido, a última função de Mombelli foi de chefe da 4ª Seção do Estado-Maior Geral em Florianópolis, onde respondia pelo planejamento logístico da corporação. O militar possui atuação de destaque na Força Nacional, onde participou da segurança dos Jogos Panamericanos, em 2007, e dos Jogos Olímpicos, em 2016. Além disso, é coordenador das instruções de nivelamento do órgão, onde atua na área de ensino desde 2013.

 

Tenentes-Coronéis José Gamba Júnior e Luciano Mombelli da Luz. Amigos que trocam o comando.

 

Em conversa com OBlumenauense, Mombelli mostrou a satisfação de voltar para Blumenau onde ficou por três anos. “Estou muito feliz de voltar ao batalhão de Blumenau, um dos principais do estado. Me sinto honrado por ter sido escolhido para essa missão, além de poder estar com a família na cidade e dar mais atenção a eles. O comandante Gamba vai para a reserva, e eu espero chegar pelo menos perto do excelente trabalho que fez durante esses anos”, falou com humildade do amigo e agora ex-comandante.

 

Tenente-Coronel José Gamba Júnior

 

Muito emocionado,  depois de quatro anos e 10 meses, o Tenente-Coronel José Gamba Júnior, deixa o comando para entrar na reserva remunerada. Durante o período que esteve a frente do 3º Batalhão, foram construídos seis novos quarteis, nas cidades de Blumenau (Itoupava Norte), Gaspar, Indaial, Timbó, Rio dos Cedros e Benedito Novo.

Foi na sua gestão que o helicóptero Arcanjo-03 começou a operar no aeroclube, e que foram adquiridas novas viaturas operacionais, embarcações e equipamentos de busca, resgate e salvamento. A centralização da central de operações em Blumenau e a ênfase nos treinamentos da tropa, foram importantes para a melhoria geral no atendimento.

Na cerimônia também ocorreram algumas promoções, com direito ao tradicional banho de mangueira no final. A Banda do 23º Batalhão de Infantaria se apresentou durante o evento.

 

 

“A sensação é de dever cumprido. Minha fala foi de agradecimento por todo apoio que recebemos enquanto estive na unidade. Fico contente de transmitir o cargo para um grande amigo e profissional, que certamente não só dará continuidade, mas certamente implantará uma série de inovações para melhorar ainda mais o serviço que prestamos à população”, disse Gamba.

Durante o período da tarde ele participou de uma cerimônia de promoção e depois os planos são realizar alguns projetos pessoais. Ele disse que pretende sempre estar próximo da população. “O coração sempre vai bater mais forte … [nesse momento ele fica emocionado] .. quando ouvir uma sirene tocando.”

O 3º Batalhão é responsável por 14 quarteis com um efetivo de 169 bombeiros militares. Em 2017, foram atendidas 18.820 ocorrências, com destaque para 7.836 acidentes de trânsito, e efetuadas 42.853 ações de segurança contra incêndio, entre análises de projetos e vistorias de edificações.

 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS