Confira as projeções de evolução da Covid-19 para o dia 8 de maio em Blumenau

Foto: Júlio Pollhein | Arte: OBlumenauense

 

 

 

Foto: Júlio Pollhein | Arte: OBlumenauense

 

O prefeito Mário Hildebrandt, e o Secretário da Promoção da Saúde, Winnetou Krambeck; atualizaram nesta sexta-feira (24/04/20), a projeção sobre a evolução dos casos de Covid-19 em Blumenau. Os dados são baseados no modelo probabilístico que leva em conta o período até o dia 8 de maio, nos cenários otimista, mediano e pessimista.

O trabalho é o resultado de uma parceria entre a Unimed, Universidade Regional de Blumenau (Furb) e Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), com apoio da Secretaria de Gestão Governamental. Os números são tratados como probabilidade e importantes para prever o atendimento no sistema municipal de saúde.

No cenário pessimista, o número de casos positivos aumentaria para um total de 546. Nessa situação, todas as medidas de prevenção seriam abandonadas e a população voltaria a viver normalmente, saindo de casa, abraçando e cumprimentando as pessoas.

Já no cenário mediano, leva-se em conta que as medidas de prevenção são aliviadas, mas não deixadas totalmente de lado. Nessa perspectiva, o número de pessoas contaminadas chegaria a 303 casos.

O cenário otimista prevê a população seguindo todas as normas de segurança e mantendo o isolamento social. E se saírem, utilizam os equipamentos de proteção individual. Nesse caso, o número de pessoas contaminadas por Covid-19 reduziria para 163.

Cenário e ocupação de leitos de UTIs

  • Pessimista – para 546 casos, são necessários 61 leitos
  • Mediano – para 303 casos, são necessários 34 leitos
  • Otimista – para 163 casos, são necessários 19 leitos

Blumenau tem 2,8 leitos de UTI para cada 10 mil habitantes, um dos maiores índices do Brasil. Porém, a realidade é outra, porque a estrutura hospitalar instalada no município atende todo Médio Vale do Itajaí, diminuindo esse número para 1,8 leitos para cada 10 mil habitantes.

Tomando como referência um cenário pessimista, o sistema municipal de saúde entraria em colapso por falta de leitos disponíveis.

Na semana passada (17/04), as projeções estimavam números para o dia 30 de abril. No cenário otimista, seriam 198 casos, no mediano 353 casos e no pessimista um quadro de 732 casos. Neste dia 24 de abril, foram confirmados 105 casos positivos e 60 pessoas consideradas curadas.