sexta-feira, 21 janeiro 2022
InícioClimaCondição para chuva a qualquer momento, com previsão de trovoada à noite

Condição para chuva a qualquer momento, com previsão de trovoada à noite

Foto: Julio Pollhein

 

Neste momento (13h10min), a temperatura em Blumenau é de 17,8°C; com previsão de não passar dos 20°C nesta terça-feira (26/06/18). A mínima foi registrada pelo Alerta Blu às 8h, quando fez 17,8°C média que ainda persiste. O rio Itajaí está com 81 cm e a umidade relativa do ar em 95,6%.

Um sistema de baixa pressão em superfície sobre SC com suporte dinâmico do jato subtropical (ventos intensos que sopram no alto da atmosfera) mantém a instabilidade e a condição para chuva a qualquer momento do dia. À noite, a chuva se intensifica ocorrendo de forma moderada e acompanhada por trovoadas e descargas elétricas e não se descarta a ocorrência de temporal de forma isolada. Ventos fracos a moderados de sudeste.

Santa Catarina – Muitas nuvens a encoberto com chuva isolada a qualquer hora do dia, exceto no sul, onde as chances de chuva são menores. Podem ocorrer curtos períodos de abertura de sol nas regiões do centro-sul do Estado. No norte catarinense, tempo mais fechado e maiores condições de chuva, principalmente nas regiões próximas ao Paraná. Temperatura baixa, vento sul fraco, sistema de alta pressão (massa de ar frio e úmido), com deslocamento na altura do Uruguai, e jato subtropical influenciando o Sul do Brasil.

 

Quarta-feira (27)

Blumenau – Chuva intensa com risco de temporal e acompanhada por trovoadas e descargas elétricas entre a madrugada e amanhecer devido ao sistema de baixa pressão em Santa Catarina. Ao longo do dia, a medida que as áreas de instabilidade associadas ao sistema de baixa pressão se afastam, a condição para chuva diminui em Blumenau, no entanto, a nebulosidade persiste. Temperatura mínima entre 16 e 18°C e máxima entre 20 e 22°C. Ventos fracos a moderados de sudeste.

Santa Catarina – Mas um dia de muitas nuvens a encoberto, com chuva isolada a qualquer hora do dia, exceto no sul, onde as chances de chuva são menores. No norte catarinense, tempo mais fechado e maiores condições de chuva, principalmente nas regiões próximas ao Paraná. Abertura de sol a partir da tarde nas regiões do centro-sul do Estado. Temperatura em ligeira elevação, vento sudeste a nordeste, de fraco a moderado. Um jato subtropical permanece influenciando o Sul do Brasil. Alta pressão (massa de ar frio e úmido) desloca-se para o oceano.

 

Quinta-feira (28)

Blumenau – Áreas de instabilidade associadas a um novo sistema de baixa pressão que se forma entre o RS e SC atingem Blumenau no decorrer da tarde provocando pancadas de moderadas de chuva com trovoadas e descargas elétricas. A chuva persiste até o fim da noite, quando perde intensidade e ocorre de forma fraca e isolada. Temperatura mínima entre 16 e 18°C e máxima entre 20 e 22°C. Ventos fracos a moderados de noroeste passando a sudeste.

Santa Catarina – Chuva mais persistente no oeste, devido à atuação da corrente de jato superior. Nas demais regiões, muitas nuvens com aberturas de sol e chuva isolada no decorrer do dia. Temperatura sem grande variação, vento nordeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Sexta-feira (29)

Blumenau – As áreas de instabilidades associadas ao sistema de baixa pressão se afastam de Blumenau diminuindo a condição para chuva e permitindo aberturas de sol. No fim do dia, com o avanço de uma frente fria pelo mar, associada a um cavado (área alongada de baixa pressão) no continente, a chuva retorna para o município. A temperatura mínima varia entre 15 e 17°C, enquanto a máxima de 23 a 25°C.

Santa Catarina – A chuva continua sendo mais persistente do oeste ao sul, devido a uma nova frente fria deslocando-se no sul do Brasil. Nas demais regiões, sol com aumento da nebulosidade e chuva isolada a partir da tarde. Temperatura mais elevada, com vento nordeste a norte, fraco a moderado, com rajadas mais intensas.

 

Sábado (30)

Blumenau – O tempo permanece instável e com chuva a qualquer momento do dia. A temperatura mínima varia entre 15 e 17°C, enquanto a máxima de 23 a 25°C.

Santa Catarina – No oeste, chuva mais persistente, enquanto nas demais regiões, ela ocorrer de forma isolada principalmente na madrugada e manhã. Entre a tarde e noite, o tempo começa a melhorar no Estado, diminuindo as chances de chuva. Temperatura mais elevada, com vento nordeste a norte, fraco a moderado com rajadas.

 

Tendência para SC, entre 1º a 10 de julho de 2018

Temperatura mais elevada na maior parte do período. Duas frentes frias passam por Santa Catarina, uma em torno do dia 3 de julho (chuva principalmente no sul e litoral) e outra em torno do dia 7 (chuva principalmente do oeste ao sul), trazendo chuva mais significativa para o Estado. Entre esses dias (4 a 6), uma massa de ar mais frio favorece temperaturas mais baixas.

 

Fontes: Alerta Blu e Epagri-Ciram

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS