sábado, 23 outubro 2021
InícioEducaçãoConcurso 'Trabalho Infantil Não é Brinquedo' envolverá mais de 4.300 estudantes em...

Concurso ‘Trabalho Infantil Não é Brinquedo’ envolverá mais de 4.300 estudantes em Blumenau

Juíza do trabalho Desirre Dorneles de Ávila Bollman | Foto: Marcelo Martins

 

Foi lançado nesta segunda-feira (18/06/18), o concurso “Trabalho Infantil Não é Brinquedo”, uma iniciativa da Associação dos Magistrados do Trabalho da 12ª região, realizado em parceria com a Secretaria de Educação (Semed). Participarão 47 escolas municipais e mais de 4.300 estudantes de 3º e 4º anos. Eles terão que produzir desenhos com a temática da campanha, como forma de estimular a conscientização e o debate do assunto na escola e com as famílias.

Além de Blumenau, o concurso ocorrerá nos municípios de Brusque, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages, Rio do Sul, São Miguel do Oeste, Videira e Xanxerê. “O concurso é estadual e ficamos felizes de ver que Blumenau aderiu rapidamente à proposta”, observou a da juíza do trabalho Desirre Dorneles de Ávila Bollmann, gestora local do Programa de Combate ao Trabalho Infantil. “Há muitos mitos sobre o trabalho infantil que precisamos combater. O ideal é que as crianças permaneçam na escola pelo menos até os 14 anos e só então ingressem no mercado de trabalho, mas na condição de aprendizes”, observou.

Segundo Desirre, que exerce também a função de diretora do Foro Trabalhista de Blumenau, o trabalho infantil provoca efeitos nocivos na formação social das crianças, bem como em sua saúde emocional e até física. “De 2007 a 2017, tivemos mais de 24 mil acidentes de trabalho com crianças no Brasil, sendo que 236 delas vieram a óbito”, argumentou.

As inscrições para o concurso poderão ser feitas até o dia 8 de agosto. A divulgação do resultado está prevista para 26 de outubro, com a premiação no mês de novembro. O primeiro colocado de cada cidade receberá uma bicicleta, uma caixa de lápis de cor e uma bolsa de estudos de idiomas em nível básico. Já o segundo e terceiro colocados ganharão uma bicicleta e uma caixa de lápis de cor. Além disso, o professor do aluno vencedor ganhará um tablet.

Com informações de Aline Franzoi Santos Fleith [PMB]

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS