terça-feira, 13 abril 2021
Início Geral Completando 40 anos, curso de Engenharia Química realiza Semana Acadêmica

Completando 40 anos, curso de Engenharia Química realiza Semana Acadêmica

Completando 40 anos de criação, o curso de Engenharia Química da FURB realiza até quinta-feira (31/10) a sua 18ª Semana Acadêmica, com uma série de palestras e minicursos no Auditório do Campus 2. Os participantes também farão visitas técnicas a empresas como a Karsten, Bierland, Duas Rodas Industrial e Electro Aço Altona, entre outras.

Com 480 alunos matriculados atualmente – e 100 novas vagas por ano – o curso foi um dos pioneiros da área de engenharias na FURB. Criado em 1973, junto à Engenharia Civil, foi um dos primeiros na instituição a estimular a dedicação de professores à pesquisa e à capacitação profissional, além de desenvolver projetos pedagógicos e adotar planejamentos estratégicos.

“A Engenharia Química tem uma história marcada pelo protagonismo, apostando na qualificação de pessoal e no planejamento de suas ações. Em 1985 já lutávamos por um curso que se igualasse aos das grandes universidades brasileiras, sempre com o apoio incondicional dos alunos e um grupo muito coeso, unido por um sonho”, comenta a vice-reitora Griseldes Fredel Boos, professora do curso desde 1983, que apresentou um histórico do curso na abertura da Semana Acadêmica.

Desde 2008 a universidade oferece também o Mestrado em Engenharia Química, e há planos para implementar, em breve, um Doutorado na área. O departamento conta hoje com 20 professores, sendo 13 deles doutores, todos envolvidos em uma série de projetos de pesquisa com fomento de entidades como a Agência Brasileira de Inovação (Finep), Petrobras e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Palestras

Estão confirmadas para a 18ª Semana Acadêmica palestras com engenheiros e professores, abordando temas como “Inovação na Indústria Têxtil”, “Participação em Processos Seletivos e Empregabilidade” e “Tendências do Setor Alimentício”. Já os minicursos vão trazer conhecimentos em AutoCad, MathCad, Formatação de Trabalho Acadêmico, Análise Sensorial como Ferramenta para o Desenvolvimento de Produtos e HP 49g e 50g.

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS