Uma das tradicionalidades da Oktoberfest Blumenau são as competições. Diariamente, em horários programados no Boulevard Spaten Garten, as provas promovem um momento de confraternização e entretenimento tanto para quem participa, quanto para quem assiste. As atividades são gratuitas e entre elas estão os clássicos chope em metro, equilibrista de chope, prova do serrador, além de comedores de bratwurst e de rollmops.
A coordenadora do palco de ativações, Georgia Rublesch, afirma que a 40ª edição da festa contou com aproximadamente 10 brincadeiras — entre provas que já existiam, e novidades assinadas por patrocinadores. Dentre elas, a competição do chope em metro ainda é a favorita e mais procurada pelo público.

O tradicional chope em metro
Presente na Oktoberfest Blumenau desde a sua primeira edição, em 1984, a prova do chope em metro desafia os participantes a beberem 600 ml de chope sem álcool no menor tempo possível. Entre as regras estão: não babar e não tirar a tulipa da boca. Em cada dia de prova, ocorrem duas baterias com seis pessoas, uma masculina e uma feminina.
Na última sexta-feira da 40ª Oktoberfest Blumenau, dia 24, a vencedora da disputa foi Juliana Fernandes de Matos, de Sorocaba (SP), em um tempo de 41 segundos. “É a terceira vez consecutiva que eu e meu esposo viemos para a festa. Ontem eu vim, consegui também participar do chope em metro pela primeira vez, só que eu fiquei em segundo lugar. E aí hoje eu dei sorte de ir de novo”, conta a campeã persistente.

Quando questionada sobre qual é o segredo para vencer a disputa, Juliana explica: “Acho que segurar a tulipa, deixar bem presa na boca, porque não pode tirar. E respirar, porque senão você pode ficar afobado e tirar da boca, daí é desclassificado. E quando vier um pouquinho mais (de chope), descer um pouquinho (a tulipa), porque senão baba e aí também é desclassificado”.
Sobre a experiência, a turista destaca: “É uma competição gostosa e dá um pouco de nervosismo ficar ali no palco, mas tem que ter tranquilidade. Então, não dá pra tentar virar de uma vez. Eu fui tranquila, tem que ir respirando”, finaliza.
Na categoria masculina, não houveram vencedores.

A coordenadora do palco, Georgia, explica que a participação para o chope em metro é por sorteio, mas é comum os vencedores quererem participar novamente. “Tem pessoas que estão aqui todos os dias para serem sorteadas, para tentar participar e tentar bater o seu próprio recorde”, diz.
Bom de bola e de chope
O coordenador do chope em metro e diretor de parques urbanos, Dieter Gieseler, destacou uma curiosidade que ocorreu nesta edição da festa.
“Esse ano aconteceu uma coisa interessante, que foi o nosso pentacampeão mundial Lúcio, capitão da Copa de 2002, que participou do chope em metro, ficando em segundo lugar com um tempo de 44 segundos”, afirma.
O zagueiro Lúcio esteve presente na Oktoberfest Blumenau pela segunda vez no último sábado (18), ao lado dos atacantes Grafite e Ewerthon. A participação se deu através da parceria entre a festa e a Bundesliga — a liga alemã de futebol. Durante a visita, os ex-jogadores participaram da gravação de um podcast no Parque Vila Germânica e do tradicional desfile da Oktoberfest na rua XV de Novembro.
O desafio do equilibrista de chope
A prova do equilibrista de chope também faz parte da programação da Oktoberfest Blumenau e é uma das disputas mais populares entre os visitantes. A tarefa consiste em tomar um copo de chope sem álcool equilibrando uma bandeja pendurada por barbantes, que são presos em uma mochila vestida pelo participante. O desafio exige coordenação motora e equilíbrio para levar o copo até a boca sem desperdiçar a bebida. A competição é entre duas pessoas, sendo três duplas femininas e três masculinas por dia de prova.
Alexandra Celeghin, de São Paulo (SP), foi uma das vencedoras dessa sexta-feira, 24. Ela conta que já tentou participar da disputa no ano anterior, quando veio conhecer a festa, porém não conseguiu ser selecionada. Desta vez, ela teve a sorte de ser chamada e aproveitou a ocasião para mostrar seu talento. A paulistana afirma que não imaginava que iria vencer a prova, mas diz que estava confiante por ser muito determinada.
“Tem que ter calma e procurar entender como funciona esse equipamento de madeira. É a primeira vez que eu pego nele, mas você tem que ter um pouquinho de coordenação e calma”, explica Alexandra.

Gil Sandro, de Sorocaba (SP), também venceu a prova, na categoria masculina, e definiu a experiência como “uma brincadeira gostosa de participar”. Gil também destacou a habilidade necessária para o desafio: “É o equilíbrio, achar o ponto entre a mão, e coordenar o movimento de para frente e para trás”.

A impressão da plateia
Uma das espectadoras concentradas durante as competições era Marcilene Soares, que viajou do Norte do país, Belém (PA), para conhecer a cultura do Sul. Era a primeira vez dela na Oktoberfest Blumenau e para conhecer a festa, Marcilene estava visitando todos os setores.
Sobre a primeira impressão da festa, o que mais chamou a atenção da turista foi a gastronomia: “Aqui eu vi que é muita salsicha, né? A comida de vocês. E muitos chopes, cervejas, de vários sabores, isso é bom também, gostei” Já sobre as competições que estava assistindo, Marcilene opinou: “Eu acredito que tenha algo a ver com a cultura da cidade. Torneios, onde gera uma brincadeira, um esporte favorável, onde tem brincadeiras saudáveis”.

O sucesso das brincadeiras
Georgia afirma que a cada ano a procura das marcas por patrocinar as brincadeiras é maior. “A gente vê isso de um modo muito positivo, esse palco aqui, a parte das ativações, porque sempre tem mais interessados”.
As inscrições para o público participar das disputas são feitas ao lado do palco, minutos antes do início de cada prova. Os participantes são definidos por sorteio e apenas maiores de 18 anos podem competir.
A programação completa das brincadeiras pode ser conferida no site da Oktoberfest Blumenau.








