sábado, 27 novembro 2021
InícioGeralComitiva de bombeiros alemã visita Blumenau e elogia o sistema de prevenção...

Comitiva de bombeiros alemã visita Blumenau e elogia o sistema de prevenção a catástrofes

Foto: Marlise Cardoso Jensen

 

Desde domingo (16/04/18), uma delegação dos bombeiros da Renânia do Norte-Vestfália (Alemanha), visita Santa Catarina. Primeiro passaram por Florianópolis, na terça-feira (17) conheceram Itajaí e Balneário Camboriú. e nesta quarta (18) visitam Blumenau e Pomerode.

 

 

OBlumenauense acompanhou a visita que contou com a presença do prefeito Mário Hildebrandt; presidente da ACIB, Avelino Lombardi; o presidente da Câmara Brasil-Alemanha de Santa Catarina Markus Blumenschein; entre outras autoridades. Os alemães foram recebidos pelo Ten Cel BM José Gamba Junior, comandante do 3º BAtalhão de Bombeiros Militares de Blumenau.

 

Foto: Marlise Cardoso Jensen

 

Integram a comitiva o chefe e os gerentes de Departamento e Executivo, do Instituto de Bombeiros de Estado de Renânia Norte Westfália, Berthold Penkert, Peter Strickmann e Yannick Ngatchou, respectivamente, e o chefe do Corpo de Bombeiros da cidade de Münster, Gottfried Wingler-Scholz. Eles estavam acompanhados pelo Ten BM Wagner, de Florianópolis, que serviu de intérprete.

 

Foto: Corpo de Bombeiros de Blumenau

 

Em entrevista coletiva, onde também estava a repórter Danúbia de Souza (RIC Record TV), Berthold Penkert, falou sobre o objetivo da visita e do relacionamento entre as corporações brasileiras e alemã. Segundo o oficial, é a primeira vez que eles visitam o Brasil, mas há 5 anos, bombeiros daqui já foram para lá. Essa relação começou através de um professor da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) que fez doutorado na Universidade de Münster. Penkert destacou o trabalho realizado pela Defesa Civil em Blumenau, e a organização para catástrofes.

 

Ten Cel BM José Gamba Júnior e Berthold Penkert, chefe

 

“Uma equipe da corporação já esteve na Alemanha, onde conheceu técnicas e tecnologias, que agregam ainda mais ao serviço prestado em Blumenau,” comentou o Ten Cel BM Gamba. “A intenção é fortalecer esse convênio, formalizando a integração entre as duas corporações, para disponibilizar o conhecimento que nós temos dentro da nossa realidade operacional e aprender com os bombeiros da Alemanha”, completou o comandante.

Na quinta-feira (19) a comitiva alemã segue para o Rio de Janeiro (RJ), onde fica até sábado (21), quando retornam ao país natal. Um detalhe interessante na Alemanha, é que uma legislação nacional assegura um tempo de resposta máximo de até 8 minutos para início do controle de uma cena de emergência. Isso somente é possível com a interação constante da comunidade.

 

Foto: Corpo de Bombeiros de Blumenau

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS