Comitê SC Biogás apresenta plano para produzir energia a partir de dejetos de suínos

Usina de Biogás em Pomerode | Foto: Edu Santos
Foto: Julio Cavalheiro / Secom

 

O Comitê SC Biogás apresentou ao governador Raimundo Colombo na tarde desta terça-feira (11/7/17), um documento que resume o plano SC Biogás. O objetivo é produzir energia alternativa, principalmente por meio de dejetos de suínos, para retirar do meio ambiente a biomassa produzida pela indústria agropecuária.

Foram contratados os serviços de consultoria de três empresas para fazer um diagnóstico do potencial de geração de biogás no Estado, localizando os pontos de maior geração de dejetos.  É o caso das regiões de Concórdia e Braço do norte, enquanto Biguaçu tem grande fonte de matéria-prima a partir dos resíduos sólidos. A prospecção também detectou os potenciais segmentos e grupos de consumidores deste tipo de energia, estudando as redes de distribuição, geração e aproveitamento do biometano.

 

Usina de Biogás em Pomerode | Foto: Edu Santos

 

Os recursos para o estudo foram viabilizados através do Programa SC Rural da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, com financiamento do Banco Mundial. “Nós temos uma fonte energética que nós ainda não estamos aproveitando e que é importantíssima. E temos um Estado que cresce na produção de suínos, na produção de leite, na produção de aves e cada vez mais temos o compromisso de trabalhar, também, respeitando o meio ambiente”, destacou o secretário da pasta, Moacir Sopelsa.

O comitê é formado pela Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, representada pelo deputado Natalino Lázare; Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Fundação do Meio Ambiente (Fatma), Secretaria de Estado do desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc) e Associação de Produtores de Energia de Santa Catarina (Apesc).