terça-feira, 22 junho 2021
InícioEconomiaComércio de uma forma geral poderá voltar a funcionar nesta segunda-feira (13/04)

Comércio de uma forma geral poderá voltar a funcionar nesta segunda-feira (13/04)

 

 

 

Foto: Karin Bendheim

 

A partir de segunda-feira (13/04/20), haverá a liberação da atividades econômicas em Santa Catarina. O comércio de rua, com suas lojas no centro e bairros poderão voltar a atender o público. Os hotéis, pousadas e similares, também estarão autorizados a operar.

Os restaurantes, bares, cafés e lanchonetes poderão vender os alimentos, mas sem a permanência do público no local. Isso significa que o almoço pode ser vendido, a coxinha, o pastel, etc; mas o cliente não poderá sentar em uma mesa e comer. Essas atividades terão regras específicas e, de acordo com o governador, estarão sob forte fiscalização.

Um guia com orientações para o convívio responsável pode ser baixado clicando aqui. O documento elenca cuidados que podem ser tomados por qualquer pessoas em diversos ambientes, passo a passo para confecção e uso de máscara de tecido e cuidados de higiene importantes dentro de casa.

As regras são aquelas básicas de higiene em tempos de Covid-19. Use uma máscara caseira e troque ela a cada duas horas ou quando estiver úmida, mantenha distância segura (1,5 m) entre as pessoas marcando o chão com fita, giz ou adesivos. Se necessário, reforce a marcação com fitas de isolamento (fitas de segurança).

Organize a área externa da loja ou comércio para evitar aglomerações e mantenha os ambientes arejados. Oriente clientes e funcionários sobre as regras de distanciamento e higienização. Reforce os cuidados com higiene e limpeza. Como cliente e até colaborador, exija dos estabelecimentos o respeito às regras de convívio responsável.

E os centros comerciais, shoppings e galerias? Somente a partir do 30 de abril, assim como o transporte coletivo e a permanência de pessoas locais de consumo.

Já os eventos, reuniões de qualquer natureza, como aulas presenciais, cursos, missas e cultos, eventos do calendário esportivo da Fesporte, permanência de pessoas em espaços públicos, atividades como cinema, teatro, shows, casas noturnas e similares tiveram a proibição estendida até o dia 31 de maio. O mesmo se aplica ao transporte coletivo (municipal, intermunicipal, interestadual e internacional), cursos presenciais e todas as redes de ensino.

 

“As forças policiais estarão autorizadas a atuar na área de fiscalização de vigilância sanitária. Haverá possibilidade de multa e fechamento do estabelecimento em caso de descumprimento. Os municípios que observarem índices de contaminação mais elevados poderão impor regras mais restritivas e nós vamos apoiar”, afirmou o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés. A União e os municípios terão autonomia para decidir sobre o funcionamento do atendimento à população dos serviços públicos de que são responsáveis.

Confira quais são as regras de convívio

 

[slideshare id=231819889&doc=guia-convivio-responsavel-200411175223]

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS