sexta-feira, 30 julho 2021
InícioEconomiaComércio catarinense cresce 5,6% em 2020 segundo IBGE

Comércio catarinense cresce 5,6% em 2020 segundo IBGE

Santa Catarina apresentou o quinto melhor resultado entre os estados brasileiros.

Santa Catarina fechou 2020 com um crescimento de 5,6% nas vendas do comércio. Os dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) foram divulgados pelo IBGE nesta quarta-feira, 10. O número é quase cinco vezes maior que a média nacional, de 1,2% de acréscimo no acumulado do ano e deixou Santa Catarina como o quinto melhor resultado entre os estados brasileiros.

Segundo a pesquisa do IBGE, hipermercados e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (14,2%) e Móveis e Eletrodomésticos (9,2%) foram as atividades com maior expansão no ano de 2020 em Santa Catarina.

“O setor do comércio é um dos principais termômetros da economia e os números mostram que Santa Catarina, que foi um dos primeiros estados a tomar as medidas restritivas de prevenção à Covid-19, também está sendo um dos primeiros a mostrar sua recuperação”, avalia o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano Buligon.

Mesmo com a pandemia, Santa Catarina apresentou um crescimento de 6% no volume das vendas no mês de dezembro, ficando acima da média nacional, que foi de 1,2%. A pesquisa também apontou que o volume de vendas no comércio varejista ampliado (que inclui o comércio de veículos, motos, partes e peças e materiais de construção) cresceu 2,9% no acumulado de 2020 em Santa Catarina, deixando o estado com o melhor resultado na região Sul.

MAIS LIDAS