sexta-feira, 30 julho 2021
InícioObrasComeçou a última etapa da implantação de tubulação de esgoto na Rua...

Começou a última etapa da implantação de tubulação de esgoto na Rua Amazonas

Os trabalhos iniciaram nesta segunda-feira (21/06) no período noturno pelo método não destrutivo, evitando interferências na pavimentação.

Nesta segunda-feira (21/06/21), a BRK Ambiental começou a implantar mais 300 metros da tubulação da rede de esgoto na Rua Amazonas, no bairro Garcia, em Blumenau. Segundo a concessionária, é a última etapa.

Os trabalhos ocorrerão pelo método não destrutivo no trecho entre as ruas Anita Garibaldi e Barão de Capanema, entre às 19h e meia-noite, com previsão de término no sábado (26). “A implantação segue sendo realizada pelo passeio, porém, neste trecho haverá necessidade de posicionamento dos equipamentos e veículos pesados na via. Desta forma, a opção que vai gerar o menor impacto é executar no período noturno”, explica Talles Scudeiro, responsável das obras da BRK Ambiental em Blumenau.

Até o momento, 750 metros já foram implantados na obra que iniciou na Estação Elevatória de Esgoto (EEE), em construção ao lado da praça do terminal urbano. Ela é necessária para integrar o bairro da Glória ao sistema público de esgotamento sanitário, que já se encontra em operação.

A escolha de realizar a obra no período noturno pretende minimizar os impactos no comércio da região. A intenção também é oferecer mais segurança na execução das atividades, tendo em vista o menor fluxo de pedestres, ciclistas e veículos.

O trânsito no local dos serviços seguirá com fluidez nos dois sentidos da via, no entanto, é preciso estar atento à sinalização e orientação dos trabalhadores, pois poderão ocorrer interrupções para a movimentação de equipamentos e da sinalização, e pequenas intervenções no passeio e ciclofaixa. Vale lembrar que o cronograma depende das condições meteorológicas.

Método não destrutivo

O método não destrutivo reduz a necessidade de intervenções na via pública, porque são usados furos direcionais em um intervalo de 100 metros entre cada um deles.

“A utilização da metodologia não destrutiva foi possível neste caso por ser tratar de uma linha de recalque, onde não há ligações casa-a-casa para serem feitas nessa tubulação e, assim, podemos proporcionar atuação capaz de minimizar ao máximo a interrupção no trânsito, no dia a dia das pessoas e dos comerciantes”, comenta Cleber Renato, diretor da BRK Ambiental em Blumenau.

Obras em andamento

Atualmente, há obras de novas redes coletoras sendo executadas em ruas dos bairros Da Glória e Itoupava Norte, onde serão implantados 11 quilômetros de tubulações. Segundo a BRK, cerca de 1,6 mil famílias serão beneficiadas. A cobertura do serviço já chegou a 46% nos 21 dos 35 bairros do município.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS