quarta-feira, 1 dezembro 2021
InícioClimaComeço de inverno com temperatura de 15,5°C e previsão de chuva na...

Começo de inverno com temperatura de 15,5°C e previsão de chuva na quarta-feira (26/6)

 

 

Região da Nova Rússia | Foto: Luciano Bernz

 

Presença do sol em meio a variação de nuvens devido à influência de um sistema de alta pressão que atua no Estado. Neste momento (9h24min), faz 16,6°Cem Blumenau neste sábado (22/06/19), com previsão de não passar dos 26°C no período da tarde.

A mínima foi registrada pelo AlertaBlu às 6h, quando fez 15,5°C. O rio Itajaí-Açu está com 80 cm e a umidade relativa do ar em 94,3%. Vento fraco de sudoeste, passando a nordeste.

Santa Catarina – Tempo firme com predomínio de sol no Estado e temperatura em elevação. Entre a tarde e noite mais, deve ocorrer nebulosidade no Litoral. Vento nordeste fraco a moderado, com rajadas no Litoral. Sistema de alta pressão (massa de ar seco e frio) sobre o Sul do Brasil e corrente de jato (ventos fortes em altos níveis da atmosfera), sobre o Planalto Sul e Litoral Sul.

 

Domingo (23)

Blumenau – O sistema de alta pressão (massa de ar seco e frio) segue influenciando a condição de tempo, favorecendo o predomínio de sol em boa parte do dia. Temperatura mínima entre 12 e 14°C e máxima entre 26 e 28°C. Vento fraco de noroeste.

Santa Catarina – Tempo firme, com formação de nevoeiros ao amanhecer e predomínio de sol no decorrer do dia na maior parte de SC. Sol com algumas nuvens no Litoral. A temperatura fica amena ao amanhecer na maior parte do estado e baixa nas áreas altas do estado, com formação de geada isolada nas áreas altas do Planalto Sul. Com o sol, ela aumenta durante o dia. Vento nordeste, fraco a moderado. Sistema alta pressão (massa de ar seco e em aquecimento) sobre Santa Catarina e o Paraná e frente fria em deslocamento pelo litoral gaúcho.

 

Segunda-feira (24)

Blumenau – Tempo firme no município, sem mudança significativa em virtude do estabelecimento do sistema de alta pressão a leste de SC. O ar frio perde intensidade e a temperatura mínima fica mais amena, oscilando entre 17 e 19°C, a máxima também se eleva um pouco mais e variando entre 29 e 31°C. Vento fraco de noroeste.

Santa Catarina – Mais um dia de sol com algumas nuvens na maior parte do território catarinense. No Litoral, sol com mais nuvens devido à passagem de uma frente fria por alto mar. A temperatura aumenta e o vento sopra de nordeste a noroeste, com intensidade fraca a moderada. Um sistema de alta pressão sobre o Rio Grande do Sul e oeste de catarinense e frente fria passando pelo nosso litoral.

 

Terça-feira (25)

Blumenau – O tempo segue firme com predomínio de sol. A temperatura mínima varia entre 15 e 17°C e a máxima de 29 a 31°C.

Santa Catarina – O sol predomina em meio ao aumento de nuvens. No final da tarde e à noite vem chuva no Oeste, especialmente em áreas mais próximas ao Rio Grande do Sul, devido ao avanço de uma frente fria. Temperatura em elevação, vento nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas no Oeste catarinense.

 

Quarta-feira (26)

Blumenau – O avanço de uma frente fria que se desloca pelo Sul do Brasil traz o retorno da chuva significativa para o município, provocando pancadas de chuva com trovoadas. As temperaturas mínima e máxima ficam em torno de 16°C e 21°C.

Santa Catarina – Tempo com muitas nuvens a encoberto na maior parte do Estado. Deve chover no início do dia das regiões Oeste ao Litoral Sul. No decorrer da tarde a chuva chega ao Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, e à noite chega ao Planalto Norte e Litoral Norte. Temperatura com pouca elevação devido à nebulosidade e à chuva, com declínio mais acentuado do oeste ao sul do estado. Vento sudoeste e sudeste, fraco a moderado com rajadas no Planalto Sul e Litoral.

 

Tendência para SC, entre 27 de junho e 6 de julho de 2019

Mais nebulosidade e chuva em SC no período entre a tarde de 27 e 30, devido à passagem de uma frente fria. Após a passagem da frente fria a temperatura diminui com a chegada de massas de ar frio, a condição de geada é menor devido à maior umidade e chuva fraca no período, com pequena chance de ocorrer nas áreas altas do Planalto Sul na madrugada de 5 de julho.

Fontes: Alerta Blu e Epagri/Ciram

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS