sábado, 27 novembro 2021
InícioGeralComeça a elaboração do Plano Municipal de Turismo

Começa a elaboração do Plano Municipal de Turismo

Plano-Municipal-Turismo
O documento irá valer para os próximos dez anos e visa fomentar o desenvolvimento do turismo, de modo a beneficiar a economia e sociedade.

Texto: Felipe Rodrigues

A Secretaria de Turismo, entidades e associações da cidade começaram nesta quarta-feira (18), a discussão para elaboração do Plano Municipal de Turismo (PMT), que será executado pelo poder público nos próximos 10 anos. O documento irá definir as ações para o turismo local através de metas a curto, médio e longo prazos. A ação tem como principal objetivo fomentar o desenvolvimento da atividade turística blumenauense, de modo a superar as expectativas dos turistas e beneficiar a economia, a cultura e a sociedade como um todo.

Para iniciar o desenvolvimento do plano, foi contratada uma consultoria do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Durante toda quarta-feira, a equipe gestora responsável pela criação do documento recebeu um curso sobre os aspectos turísticos, administrativos e legais. A formação será feita em dois dias e terá quatro módulos norteadores que vão auxiliar os profissionais na criação do plano. O próximo encontro acontecerá em abril.

Após a conclusão da formação, a meta é realizar reuniões quinzenais para dar continuidade ao processo. Para isso, empresas e entidades serão convidadas a integrar a equipe de trabalho. “A responsabilidade dessas questões não é exclusiva da administração municipal, mas também de empresários, profissionais, organizações não governamentais, sindicatos e a comunidade organizada que precisam participar e se comprometer com os resultados decorrentes dos projetos turísticos”, destaca o secretário de Turismo, Ricardo Stodieck.

O Plano Municipal de Turismo prevê ainda a discussão de questões como cidadania, sustentabilidade e meio ambiente, fatores importante para universalizar e favorecer o acesso ao turismo. A previsão de duração dos trabalhos para desenvolvimento do PMT é de oito meses.

via PMB

 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS