Com ajuda de cão de buscas, bombeiros localizam o 14º corpo no Alto Vale do Itajaí

A vítima é uma mulher de 27 anos que estava a 500 metros da casa onde residia no bairro Revólver, em Presidente Getúlio (SC).

Presidente Getúlio foi o município mais afetado pela enxurrada do dia 17 de dezembro de 2020.

Subiu para 14 o número de vítimas fatais em decorrência da enxurrada no Alto Vale do Itajaí. No final da manhã desta sexta (18/12/20), um cão de busca localizou o corpo de Bruna Bozan, de 27 anos, no bairro Revólver, a localidade mais afetada de Presidente Getúlio (SC). A imagem do local não foi repassada.

Mas ela só foi resgatada por volta das 15h com auxílio de uma retroescavadeira para retirar os entulhos. A jovem estava a 500 metros da casa onde morava e é a 12ª morte na cidade em função do evento climático.

A cadela labradora Zaara, conduzida pelo Cabo Alexandre de Souza, apontou através de latidos um local de difícil acesso, embaixo de escombros. Após a retirada do material os bombeiros confirmaram o corpo de uma mulher adulta, que foi encaminhado ao IGP para identificação.

Em Rio do Sul, outra vítima fatal foi localizada no bairro Valada São Paulo. Trata-se do corpo de um homem encontrado pelos bombeiros militares que ainda aguardava identificação do Instituto Geral de Perícias (IGP). Em Ibirama uma pessoa também morreu em função da enxurrada que atingiu o município.

Até o fim da tarde, ainda havia oito pessoas desaparecidas. Abrigos foram abertos nas três cidades atingidas para receberem as 199 pessoas desabrigadas e 284 desalojadas. As buscas continuam sendo realizadas neste sábado (19) pelas forças tarefas formadas por equipes dos Bombeiros Militar e Civil de Santa Catarina.

A enxurrada aconteceu entre a noite e madrugada dos dias 16 e 17 de dezembro, após um volume de chuva que totalizou 125 mm, mas a maior parte (120 mm) em apenas seis horas. O resultado foi destruidor. A força da correnteza da água, que subiu muito rápido nos rios, córregos e ribeirões; levou casas, carros e pessoas.