quinta-feira, 9 dezembro 2021
InícioGeralCom 18 casos suspeitos do Covid-19, a prefeitura quer contratar laboratórios para...

Com 18 casos suspeitos do Covid-19, a prefeitura quer contratar laboratórios para os exames

 

 

 

Na entrevista coletiva que começou por volta das 18h25 desta quinta-feira (19/03/20), o prefeito de Blumenau atualizou a situação do Covid-19 na cidade. No foram notificados 18 casos suspeitos, mas três foram descartados durante o dia.

Todos os pacientes tiveram relato de viagem para países da Europa ou contato com casos confirmados em outros estados. Os pacientes dos casos novos, bem como os que já estavam em investigação, estão em isolamento domiciliar e com estado de saúde estável. Os familiares destes pacientes também receberam as orientações de prevenção.

A Prefeitura de Blumenau reforça que em casos de Pandemia, a determinação do Estado é de que apenas exames realizados pelos laboratórios oficiais (como o Lacen) são considerados válidos para detecção de casos positivos de Coronavírus.

O Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (LACEN) tem demorado no retorno dos exames. Por isso Hildebrandt decidiu contratar testes com laboratórios particulares chancelados pelo Ministério da Saúde.

Essa é outra necessidade de fazer os exames do Covid-19 mais rápido. Se um profissional ficar na lista dos casos suspeitos, ficará 14 dias afastado. Mas se a resposta for rápida e for descartada, ele poderá continuar atendendo a comunidade.

As reuniões para definir o laboratório começaram hoje e irão se estender até amanhã. Outra informação passada na coletiva, é que o Seterb está levantando os endereços dos funcionários de hospitais para garantir que possam se deslocar aos locais de trabalho.

A partir de segunda-feira (23), algumas linhas do transporte coletivo terá itinerário exclusivo para os profissionais de saúde que atendem nos hospitais Santo Antônio, Santa Catarina e Santa Isabel.

Na mesma data devem estar funcionando os dois Centros de Referência para Atendimento aos Casos Suspeitos do Coronavírus, que atenderão das 8h às 22h, junto à Pró-Família e a Policlínica. Além disso, também deve estar pronta uma Central de Atendimento Online para esclarecer dúvidas.

&nbp;

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS