“Coletivo Criativo” une grandes empresas para criar produtos exclusivos

Além de antecipar tendências, o evento também amplia o networking, reforça a inovação e a criatividade da cadeia produtiva nacional.

Foto: divulgação

O setor têxtil cresceu 36% em comparação ao ano anterior e é o 2º maior empregador da indústria de transformação com 11% dos empregos. O segmento representa 6,6% da economia nacional, segundo a Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), além de ser referência em inovação.

O Coletivo Criativo nasceu em Santa Catarina reunindo nove grandes empresas têxteis que somam em média 35 anos de mercado e poderiam ser vistas como concorrentes. Mas diante do novo comportamento do consumidor, que passa a olhar cada vez mais para a essência das marcas, o grupo resolveu unir os diferentes olhares e apostar na co-criação.

“Acreditamos no poder do coletivo e o quanto a criação autoral é fundamental para o crescimento do setor”, cita o empresário Cristiano Buerger, um dos idealizadores do Coletivo. Foi desenvolvida uma coleção única inspiracional, que será apresentada em um book colecionável de tiragem limitada com as inspirações levantadas pelo coletivo através do apoio do Edelkoort, um dos maiores escritórios previsores de tendência de moda e design do mundo.

O catálogo será apresentado em uma mostra agendada para ocorrer em Blumenau entre os dias 4 e 8 de outubro. O Coletivo Criativo é formado pelas empresas têxteis, Dalila, Lancaster, Latina, Lunelli, Marisol, Perfeito, RenauxView, Tecnoblu e Texneo.