segunda-feira, 18 janeiro 2021
- Propaganda -
Início Geral Cobertura vacinal contra Poliomielite chega a 85% em Blumenau

Cobertura vacinal contra Poliomielite chega a 85% em Blumenau

09:52

 

 

 

Foto: Marcelo Martins

 

Encerrou na última segunda-feira, dia 30, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, do Ministério da Saúde (MS). A ação que iniciou no dia 5 de outubro foi prorrogada em dois momentos para ampliar a cobertura vacinal. Em Blumenau, a Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) imunizou 13.313 crianças contra Poliomielite – 85,36% das 15.597 indicadas pelo Ministério da Saúde (MS).

Foram vacinadas 3.503 crianças com um ano de idade – o que representa 77,67% de cobertura vacinal; 3.254 crianças com dois anos – totalizando 87,92%; 3.139 crianças com três anos – o que representa 85,30%; e 3.417 crianças com quatro anos de idade o que representa 92,20% de cobertura vacinal neste grupo. Mesmo com o fim da campanha, a vacina contra a Poliomielite continua disponível em todas as unidades de saúde com sala de vacina no município.

Ao longo de toda a campanha nacional os números estiveram muito abaixo do esperado pela Semus. Por conta disso, o município desenvolveu diversas ações para ampliar a cobertura vacinal, como ampliação dos horários dos AGs e organizou dois sábados no mês de outubro com vacinação disponível nas unidades de saúde.

Por conta da pandemia do Coronavírus, a Prefeitura de Blumenau também adaptou a logística da ação. Durante o período da campanha, as unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) e os Ambulatórios Gerais (AGs) com sala de vacina ativa atenderam a população que fez agendamento por telefone, no balcão das unidades e também pelo site da Prefeitura.

Campanha Nacional de Multivacinação 2020

Este ano, paralelamente a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, o Ministério da Saúde realizou uma Campanha de Multivacinação, para colocar em dia vacinas atrasadas do calendário vacinal. A ação aconteceu de 5 de outubro a 13 de novembro e imunizou 18.498 crianças e adolescentes de um ano a menores de 15 anos de idade, em Blumenau.

As vacinas mais procuradas foram contra gripe Influenza, febre amarela, HPV e tríplice bacteriana. Além dessas, o MS ofertou doses de Hepatite A e B, Pentavalente (Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B e Meningite e infecções por HiB), Vacina Oral Poliomielite (VOP) e Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Oral do Rotavírus Humano, Pneumocócica 10 valente, , Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola), dT (difteria e tétano), Tetraviral (Sarampo, caxumba, rubéola e varicela) e Meningocócica C.

Com informações de João Vitor Korc, da SECOM/BNU

 

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br
- Propaganda -  
 
 
 
 

MAIS LIDAS

Vídeo: rio Itajaí-Açu passa dos 5 metros e ameaça carro estacionado no Centro de Blumenau

Com isso chega ao nível de atenção. Desde a zero hora até às 13h desta quinta-feira (17/12) o volume de água dobrou.

Jovem de 25 anos morre afogado no rio Encano, em Indaial (SC)

Os Bombeiros Voluntários foram acionados às 16h19 desta sexta-feira (25/12) e chegaram a levá-lo ao hospital, mas ele não resistiu.

Mais de 10 corpos foram resgatados sem vida na tragédia de Presidente Getúlio (SC)

Um deles é de uma criança com idade entre 4 e 5 anos. As vítimas estavam entre escombros após serem levadas pela correnteza durante a enxurrada.

Portaria fixa novas regras para pagamento de pensões por morte

Medida define os períodos de término do benefício de acordo com a idade.