Clube Náutico América vai comemorar os 100 anos com livro que conta sua trajetória

 

 

 

Por Claus Jensen, com fotos de Luiz Carlos Zimmermann e de arquivo

No dia 20 de outubro de 2020, será comemorado o centenário de fundação do Clube Náutico América. A sede fica às margens do rio Itajaí-Açu, no centro histórico de Blumenau. São inúmeros títulos acumulados em competições estaduais, nacionais e até sul americana.

 

 

Essa rica história começou naquele mês através de uma iniciativa do Juiz de Direito Dr. Amadeu da Luz. O primeiro galpão que serviu para sede foi construído em junho de 1921 na margem direita do Ribeirão Garcia, logo acima da ponte próxima à antiga prefeitura, e ao lado da então cadeia pública.

O terreno, doado pela administração pública tinha 320 m², com frente para a Rua XV de Novembro. Depois o clube passou da margem do Ribeirão Garcia para a sede atual, ao lado da praça Hercílio Luz que fica na frente da Fundação Cultural.

 

 

É nesse endereço que funciona a Escola de Remo do Clube Náutico América com aulas diárias de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h, com os instrutores Roque Ricardo Zimmerman e Walfried Zimmermann. Eles ensinam sobre os tipos de barcos, a terminologia e as técnicas usadas na prática do remo.

?Algo bem interessante é a parceria com a Fundação Municipal de Desportos de Blumenau, que oferece o ensino e a prática do Remo gratuitamente para jovens de até 17 anos do Programa de Iniciação Esportiva.

No último sábado (15/02/20) foi promovida uma pastelada, que arrecadou recursos que ajudam na manutenção da estrutura e atividades. Nosso colaborador Luiz Carlos Zimmermann, passou por lá, registrou imagens da estrutura e conversou com o atual presidente do clube, Henrique Willecke Passold.

 

Henrique Willecke Passold, Presidente do Clube Náutico América

 

Um dos projetos deste ano é escrever um livro sobre a história do Clube Náutico América. Passold mostrou uma mesa repleta de fotos antigas que estão sendo reunidas para essa iniciativa inédita.

 

 

A tarefa de costurar as imagens com as informações ficou a cargo de Márcia Keunecke Hamann, tesoureira e organizadora do livro América 100 anos. Ela lembra que todo blumenauense tem uma história com o clube e pede para que enviem fotos ajudar nessa compilação.

“Estamos fazendo toda coleta desse material junto às famílias, arquivo histórico, notícias na mídia, etc… “, disse Márcia. O material deve ser enviado pelo WhatsApp (47) 9 9102-8992 e e-mail marciakhamann@gmail.com.

Um dos exemplos fortes dessa ligação do clube com as famílias, é do instrutor e ex-atleta Roque Ricardo Zimmerman. Ele frequenta o local desde os seis anos de idade, quando foi levado pelo pai que também era treinador na época. Roque já participou da seleção brasileira de remo e é responsável pelo treinamento das equipes iniciantes, júnior e do paradesporto.

Confira as entrevistas de Henrique, Márcia e Roque.