terça-feira, 19 outubro 2021
InícioGeralClube Náutico América vai comemorar os 100 anos com livro que conta...

Clube Náutico América vai comemorar os 100 anos com livro que conta sua trajetória

 

 

 

Por Claus Jensen, com fotos de Luiz Carlos Zimmermann e de arquivo

No dia 20 de outubro de 2020, será comemorado o centenário de fundação do Clube Náutico América. A sede fica às margens do rio Itajaí-Açu, no centro histórico de Blumenau. São inúmeros títulos acumulados em competições estaduais, nacionais e até sul americana.

 

 

Essa rica história começou naquele mês através de uma iniciativa do Juiz de Direito Dr. Amadeu da Luz. O primeiro galpão que serviu para sede foi construído em junho de 1921 na margem direita do Ribeirão Garcia, logo acima da ponte próxima à antiga prefeitura, e ao lado da então cadeia pública.

O terreno, doado pela administração pública tinha 320 m², com frente para a Rua XV de Novembro. Depois o clube passou da margem do Ribeirão Garcia para a sede atual, ao lado da praça Hercílio Luz que fica na frente da Fundação Cultural.

 

 

É nesse endereço que funciona a Escola de Remo do Clube Náutico América com aulas diárias de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h, com os instrutores Roque Ricardo Zimmerman e Walfried Zimmermann. Eles ensinam sobre os tipos de barcos, a terminologia e as técnicas usadas na prática do remo.

?Algo bem interessante é a parceria com a Fundação Municipal de Desportos de Blumenau, que oferece o ensino e a prática do Remo gratuitamente para jovens de até 17 anos do Programa de Iniciação Esportiva.

No último sábado (15/02/20) foi promovida uma pastelada, que arrecadou recursos que ajudam na manutenção da estrutura e atividades. Nosso colaborador Luiz Carlos Zimmermann, passou por lá, registrou imagens da estrutura e conversou com o atual presidente do clube, Henrique Willecke Passold.

 

Henrique Willecke Passold, Presidente do Clube Náutico América

 

Um dos projetos deste ano é escrever um livro sobre a história do Clube Náutico América. Passold mostrou uma mesa repleta de fotos antigas que estão sendo reunidas para essa iniciativa inédita.

 

 

A tarefa de costurar as imagens com as informações ficou a cargo de Márcia Keunecke Hamann, tesoureira e organizadora do livro América 100 anos. Ela lembra que todo blumenauense tem uma história com o clube e pede para que enviem fotos ajudar nessa compilação.

“Estamos fazendo toda coleta desse material junto às famílias, arquivo histórico, notícias na mídia, etc… “, disse Márcia. O material deve ser enviado pelo WhatsApp (47) 9 9102-8992 e e-mail marciakhamann@gmail.com.

Um dos exemplos fortes dessa ligação do clube com as famílias, é do instrutor e ex-atleta Roque Ricardo Zimmerman. Ele frequenta o local desde os seis anos de idade, quando foi levado pelo pai que também era treinador na época. Roque já participou da seleção brasileira de remo e é responsável pelo treinamento das equipes iniciantes, júnior e do paradesporto.

Confira as entrevistas de Henrique, Márcia e Roque.

 

 

 

Claus Jensenhttp://www.oblumenauense.com.br
Trabalhei com publicidade há mais de 30 anos, fiz teatro durante 8, apresentei programa de televisão outros 5 e sou blogueiro desde 2007. Mas minha maior paixão é a família, e claro, essa fascinante Blumenau.

MAIS LIDAS