Cirurgias Robóticas serão transmitidas ao vivo do Hospital Santa Isabel para Criciúma

 

 

 

Por Gabriel Silva, HSI

Duas cirurgias robóticas serão transmitidas ao vivo do Hospital Santa Isabel para o Congresso Catarinense de Cirurgia, que acontece em Criciúma. Essa é a primeira cirurgia robótica transmitida ao vivo em Santa Catarina. O evento será nesta sexta-feira (25/10/19). Paralelo ao Congresso Catarinense de Cirurgia, que deve reunir cerca de 250 médicos, acontece o Encontro Estadual de Residências de Cirurgia Geral.

Um procedimento cirúrgico de Retossigmoidectomia Robótica – tratamento do câncer do reto, está previsto para ser transmitido às 8h30min, sob comando do Dr. Mauricio Corrêa – Médico do Corpo Clínico do Hospital Santa Isabel, com participação do Dr. Carlos Augusto Rodrigues Veo – de São Paulo. O procedimento de Acalásia por Robótica – distúrbios gastrointestinais, será transmitido às 13h50min, sob comando do Dr. Pedro Trauczynski – Médico do Corpo Clínico do Hospital Santa Isabel, Chefe do Serviço de Cirurgia Robótica.

Para a transmissão ao vivo dos procedimentos cirúrgicos, os participantes do Congresso terão acesso às imagens da câmera de um dos braços do robô cirurgião Da Vinci Si – que é a mesma câmera 3D em que o cirurgião robótico tem a visão do local da cirurgia. Também serão usadas câmeras externas mostrando os movimentos da plataforma robótica e do médico no console. De acordo com o Dr. Pedro Trauczynski, Chefe do Serviço de Cirurgia Robótica do Hospital Santa Isabel, “o médico cirurgião fica com um microfone adaptado, transmitindo os passos da cirurgia. Ele também ouve o retorno com os questionamentos feitos pelos demais médicos em Criciúma”.

O Congresso Catarinense de Cirurgia tem apoio do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica, e da Sociedade Catarinense de Coloproctologia.