Cirurgia é transmitida ao vivo de Blumenau para curso nacional de robótica

 

 

 

 

Foto e vídeo: Robótica/Hospital Santa Isabel

Imagens de uma cirurgia de hérnia de hiato para tratamento de refluxo gastroesofágico, foram transmitidas de Blumenau para 70 médicos de todo Brasil. O procedimento durou cerca de duas horas e foi narrado pelo Dr. Pedro Trauczynski, Médico Chefe do Serviço de Cirurgia Robótica do Hospital Santa Isabel.

Ele detalhou cada ação realizada pelo robô por meio do comando médico no console, em uma transmissão ao vivo em alta qualidade para o curso de capacitação da Sociedade Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica – Sobracil. As imagens externas e internas, mostravam as pinças do robô dentro do paciente, que autorizou a transmissão da cirurgia e teve a sua identidade preservada.

Não é a primeira vez que intervenções cirúrgicas do Programa de Cirurgia Robótica do Hospital Santa Isabel são transmitidas ao vivo. Em outubro de 2019, cerca de 250 médicos participantes do Congresso Catarinense de Cirurgia, em Criciúma, acompanharam um procedimento de Retossigmoidectomia Robótica – tratamento do câncer do reto, sob comando do Dr. Mauricio Corrêa – Médico do Corpo Clínico do Hospital Santa Isabel, com participação do Dr. Carlos Augusto Rodrigues Veo – de São Paulo.