domingo, 24 outubro 2021
InícioGeralCirurgia de Câncer Avançado é realizada pela primeira vez em Blumenau

Cirurgia de Câncer Avançado é realizada pela primeira vez em Blumenau

Foto: Hospital Santa Catarina

 

O Hospital Santa Catarina de Blumenau realizou no dia 12 de janeiro, a primeira Cirurgia de Citorredução associada à Quimioterapia Intraperitoneal Hipertérmica (Hyperthermic Intraperitoneal Chemotherapy – HIPEC). Indicada apenas para pacientes com câncer em estágios avançados ou iniciados no peritônio (membrana que reveste os órgãos abdominais), o procedimento consiste na remoção de tumores da região abdominal combinada com a administração de quimioterapia hipertérmica.

Durante a cirurgia, o primeiro passo é remover todos os tumores visíveis possíveis, preservando, sempre que for viável, o órgão afetado pela doença. Após a remoção dos tumores, é realizada a infusão de um quimioterápico na cavidade abdominal através da máquina de Infusão Intraperitoneal Hipertérmica. Essa infusão atua com uma temperatura de 40 a 42°C graus.

O trabalhos foram coordenados pela cirurgiã oncológica, Patrícia da Costa Câmara. Segundo a médica, é a combinação entre o quimioterápico e o calor exercido pela máquina que mata todas as células cancerígenas microscópicas, ou seja, as células não visíveis e, portanto, impossíveis de serem retiradas por cirurgia convencional.

Dra. Patrícia informou no site do hospital, que a cirurgia dura entre 6h e 18h, dependendo da complexidade e do estado geral de saúde do paciente. “Embora seja um procedimento de alto risco, a Cirurgia Citorredutora quando bem sucedida aumenta as chances de cura e, nos casos em que não é possível, prolonga e melhora a qualidade de vida dos pacientes”, destaca na notícia.

Além da cirurgiã responsável Dra. Patrícia Costa Câmara, integraram a equipe: Dr. Rinaldo Danesi Pinto, Dr. Roger Kruger Lima e o médico convidado Dr. Eduardo Fernandes, do Rio de Janeiro. O procedimento durou cerca de 10h e a paciente foi encaminhada para a Unidade de Terapia Intensiva.

Dados: Hospital Santa Catarina

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS