Cinco pessoas morrem com Covid-19 e casos confirmados aumentam para 281 em SC

 

 

 

 

Santa Catarina tem 281 casos confirmados de infecção por coronavírus e 5 mortes causadas pela Covid-19. O número foi informado pela Secretaria de Estado da Saúde no fim da tarde desta quinta-feira (2/04/20).

As três novas mortes confirmadas são de uma idosa de 87 anos que estava internada em um hospital particular de São José, um homem de 73 anos morador de Araranguá, e uma mulher de 66 anos do município de Antônio Carlos, que estava internada no Hospital Municipal de Biguaçu.

O morador de Criciúma teve a infecção por coronavírus confirmada no segundo teste. O primeiro, realizado pelo Lacen em uma coleta feita sete dias após o início dos sintomas, por meio de swab combinado (nasal/oral) deu negativo. O segundo, executado pelo Laboratório Hermes Pardini, analisou coleta de secreção traqueal feita 11 dias após o início dos sintomas e apresentou resutado positivo para o novo coronavírus.

Os dois laboratórios utilizaram o mesmo método (RT-PCR). Estudos recentes têm demonstrado que a sensibilidade do método pode variar a depender da amostra clínica utilizada (secreção nasal, secreção traqueal, lavado broncoalveolar) e também do tempo decorrido entre o início dos sintomas e a coleta do material.

O número de casos confirmados nesta quinta representa um aumento de 13,8% em relação ao dia anterior. Três novos municípios entraram na lista de cidades com casos confirmados: Biguaçu, Joaçaba e Paulo Lopes.

Antônio Carlos (8), Balneário Arroio do Silva (1), Balneário Camboriú (10), Biguaçu (1), Blumenau (*22), Braço do Norte (12), Brusque (3), Camboriú (7), Canelinha (1), Chapecó (5), Criciúma (23), Florianópolis (71), Gaspar (2), Gravatal (3), Içara (1), Imbituba (5), Indaial (1), Itajaí (19), Itapema (2), Jaguaruna (2), Jaraguá do Sul (4), Joaçaba (1), Joinville (16), Lages (1), Laguna (1), Navegantes (4), Papanduva (2), Paulo Lopes (1), Pescaria Brava (1), Pomerode (1), Porto Belo (4), Rancho Queimado (2), São Francisco do Sul (1), São José (12), São Lourenço do Oeste (1), São Ludgero (2), São Pedro de Alcântara (1), Siderópolis (2), Tijucas (1), Timbé do Sul (1), Tubarão (14), Urussanga (1), outros estados (5) e outros países (3).

Lembrem que em Blumenau o número chegou a 40 casos. A diferença em relação ao governo estadual, é porque a prefeitura contratou um laboratório particular, e os dados oficiais de Santa Catarina só utilizam os validados pelo LACEN.

Fonte: Governo de SC