domingo, 28 novembro 2021
InícioGeralCidade catarinense poderá ter ônibus 100% elétrico no transporte coletivo

Cidade catarinense poderá ter ônibus 100% elétrico no transporte coletivo

onibus-eletrico_BYD

A partir desta quarta-feira (25), um ônibus 100% elétrico começa o período de 45 dias de testes em Joinville. Ele ficará no sistema coletivo da cidade e tem custo operacional até 75% menor do que um veículo similar movido a diesel, dependendo da operação.

As baterias são de fosfato de ferro, ficam no teto do veículo e sobre as caixas de roda, com autonomia para rodar 250 km por carga. Isso permite realizar 30 viagens por dia. A bateria deve ser carregada entre 4 e 5 horas, consumindo 324 kWh. Ela dura 10 anos, podendo alimentar geradores de energia eólica após este período.

onibus-eletrico_Joinville

Além de não emitir poluentes e ter baixo nível de ruído, o modelo é mais leve. “A carroceria é toda de alumínio. Menos o chassi, que é de aço”, destacou Hugo Kuhn, engenheiro da BYD, a fabricante chinesa do ônibus elétrico. O veículo possui portas de entrada e saída, ar-condicionado e capacidade para 80 passageiros (22 sentados e 58 em pé) e piso baixo, ideal para cadeirantes.

Testado em cidades como Brasília, Curitiba e Rio de Janeiro; em SC será uma parceria entre a Prefeitura de Joinville, o fabricante e as concessionárias do sistema, Gidion e Transtusa. Quem sabe um dia teremos um desses aqui em Blumenau?

Fotos: divulgação

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS