quinta-feira, 2 dezembro 2021
InícioCulturaCia Carona comemora os 10 anos da escola no Dia Mundial do...

Cia Carona comemora os 10 anos da escola no Dia Mundial do Teatro

Cia-Carona_A-Outra-Cidade_01

Há uma década, as experiências da Cia Carona passaram a fazer parte do dia a dia do Teatro Carlos Gomes, quando o grupo assumiu as aulas da escola de teatro. Para comemorar, alunos e ex-alunos relembram os espetáculos de maior sucesso destes 10 anos na próxima quinta-feira (27/3), quando também é celebrado o Dia Mundial do Teatro. O evento começa às 20h, no Auditório Heinz Geyer, e contará com as apresentações de cenas breves das peças produzidas para as 16 mostras de teatro realizadas durante todos esses anos.

Cia-Carona_A-Outra-Cidade_02

Desde 2004, mais de 100 espetáculos originais já foram encenados e a maioria dos textos foi elaborado pelos próprios alunos, após as experiências vividas em sala de aula. Uma das personagens que retorna aos palcos nesta comemoração é a travesti Franciele, da peça “A Outra Cidade”, criada para a Mostra de Teatro de 2009 a partir de entrevistas nas ruas de Blumenau e que dialoga com Neusa Sueli, prostituta do texto “Navalha na Carne”, escrito por Plínio Marcos em 1967. Esse entrosamento de personagens é uma inspiração para os alunos da Carona, tanto que o clown de “O Mofo Não Tem Graça”, criado também para a Mostra de 2009, volta neste evento para se relacionar com os zumbis de “Desliga!”, peça original da Mostra de 2012.

O diretor da Carona Escola de Teatro, Pépe Sedrez, explica que essa interligação de histórias é resultado de um trabalho baseado no coletivo. “Será uma noite tão multifacetada quanto a nossa própria história”. Para deixar a data ainda mais saudosa, as crianças que apresentaram o espetáculo “Anjinhos” na 1ª Mostra, em 2004, estarão de volta com 10 anos a mais. “Acompanhar o desenvolvimento dos alunos, desde as aulas iniciais, durante o ano letivo até a apresentação no palco, diante da plateia ou já fora da escola, nos enche de orgulho e nos motiva a seguir com o trabalho”, revela Pépe.

O teatro em Blumenau

O teatro em Blumenau sempre foi uma tradição. Ainda no fim do século 19 foi fundada a Sociedade Teatral Frohsinn, onde Rose Gaertner encenava e produzia peças teatrais. O espaço foi herdado pela filha de Rose, Edith Gaertner, que se consagrou atriz. Tudo isso ajudou para que, na década de 1960, escolas e comunidades da cidade pudessem apreciar espetáculos infantis do Grupo Vira Lata, sob direção de Carlos Jardim.

Com o passar dos anos, os grupos continuaram desenvolvendo a prática do teatro em escolas e os palcos do Teatro Carlos Gomes começaram a receber espetáculos de circulação nacional. Em 1975, a Furb implantou o curso de Educação Artística, com o objetivo de profissionalizar o setor e criar estratégias para que as pessoas criassem o hábito de ir ao teatro. Depois de 20 anos, o curso de Artes da Furb abriu o bacharelado em Teatro e em 2004 o Teatro Carlos Gomes selecionou a Cia Carona, grupo fundado em 1995, para administrar a escola de teatro. É por isso que hoje Blumenau é reconhecida por eventos como o Festival Internacional de Teatro Universitário e o Festival Nacional de Teatro Infantil, que levam o nome da cidade para todo o Brasil.

Carona Escola de Teatro comemora 10 anos
Data: 27 de março de 2014, às 20h
Local: Auditório Heinz Geyer, no Teatro Carlos Gomes
Ingressos: entrada gratuita
Informações: 47 3340-2317

Oficina das palavras | Sabini Roncaglio

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS