Chuvas causam alagamentos e deixam barragem de Ituporanga com 72% de sua capacidade ocupada

Alagamento em Agrolândia

As fortes chuvas que caíram em todo Vale do Itajaí assustaram os moradores e provocaram alagamentos em Agrolândia. Na medição das 22h deste domingo (4/6/17), o nível do Rio Itajaí Açú em Blumenau estava em 4,11 cm de altura, 4 cm a menos do que 4 horas atrás.

Na medição das 22h15min do sistema AlertaBlu,  choveu uma média de 17,9 mm na última hora. O bairro Itoupava Central foi a estação que registrou o maior volume de chuvas: 25,4mm.  As outras cinco estações com fortes chuvas foram as do Fidélis (24 mm); Tatutiba (21,2 mm); Itoupavazinha e Jordão (ambos com 20 mm); além da Nova Esperança (19,8 mm).

 

Alagamento em Agrolândia

 

No Vale do Itajaí, a chuva foi muito forte em Agrolândia, onde o Rio Trombudo transbordou alagando ruas. Nos municípios de Salete,  Taió, Ituporanga, Mirim Doce, Rio do Sul, Indaial, Pomerode, entre outros; também foram registradas chuvas fortes e trovoadas.

O rio Itajaí Açú em Rio do Sul subiu 41 cm em duas hora e estava com 7,15 m às 22h. A barragem de Ituporanga, que está com todas as suas comportas fechadas, subiu 1,47m em apenas 4 horas. Esse ritmo de aumento pode fazê-la verter na manhã de segunda-feira (4), já que está com 72,05% (22h41min)  de sua capacidade de retenção. Na de Taió, o nível baixou 29 cm, mas está com duas comportas abertas e cinco fechadas.

A previsão para esta segunda (4) é de tempo encoberto com chuva no Estado, de intensidade moderada a forte em alguns momentos. Maiores acumulados previstos para o Vale do Itajaí, Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte, Litoral Sul e Litoral Norte. Temperatura amena, com vento noroeste a sudoeste, fraco a moderado com rajadas. Tudo isso é resultado da passagem de uma frente fria por Santa Catarina.