Chuvas aumentam turbidez da água comprometendo o abastecimento em Blumenau

Os técnicos do Samae estão realizando a limpeza da ETA II , que está trabalhando com 50% da sua capacidade. Confira os bairros mais atingidos.

Foto: SAMAE de Blumenau

As fortes chuvas que atingiram o alto e médio Vale do Itajaí desde domingo (6/03/22), causaram turbidez na água. As estações de tratamento I, no bairro Boa Vista e a II, no Salto, que captam água do Rio Itajaí Açu e a ETA IV, na Vila Itoupava, com captação do ribeirão da Vila, apresentaram o problema nesta madrugada de terça-feira (8).

Os técnicos do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto – Samae Blumenau estão realizando a limpeza da ETA II , que está trabalhando com 50% da sua capacidade.  O problema está sendo monitorado e poderá ocorrer intermitência no abastecimento de água em alguns locais na cidade.

Eduardo Roste, diretor de operações do Samae, explica que as estações de tratamento de água afetadas estão recebendo reforço na limpeza. “Este é um problema causado pela natureza. Nossas equipes estão trabalhando para minimizar os impactos e manter os equipamentos funcionando”, afirma.

A turbidez é uma característica física que indica as partículas (em suspensão ou colidais) como areia, restos de folha e até mesmo seres vivos como algas, protozoários e bactérias podendo causar à água cor, sabor e odor prejudicando os equipamentos e o tratamento da água.

O Samae Blumenau conta com a colaboração dos blumenauenses para que utilizem a água de forma consciente neste período.

Os bairros atendidos pela ETA II são: Água Verde, Do Salto, Escola Agrícola, Salto Weissbach, Passo Manso, Velha, Velha Pequena, Velha Grande, Velha Central, Vila Nova, Fidélis, Fortaleza, Fortaleza Alta e Itoupava Norte. Inclui ainda o Tribess, Nova Esperança, Badenfurt, Itoupava Central, Itoupava Seca, Itoupavazinha, Salto do Norte e o Testo Salto.
Bairros atendidos pela ETA I são Centro, Ponta Aguda, Boa Vista e parte da Itoupava Seca. Já a ETA IV abastece a Vila Itoupava.