terça-feira, 30 novembro 2021
InícioClimaChuva persistente e volumosa no Litoral catarinense neste fim de semana

Chuva persistente e volumosa no Litoral catarinense neste fim de semana

A Defesa Civil de Santa Catarina informou nesta sexta-feira (13/04/18), que entre o meio-dia de sábado (14), e o fim da noite de domingo (15), está prevista chuva persistente e volumosa no Litoral do Estado, especialmente a região Norte. Em alguns momentos ela deve ser de intensidade moderada, com acumulado médio de 40 mm a 60 mm em 24 horas.

A chuva mais volumosa é esperada no sábado (14), para o Litoral Sul; e no domingo (15), para o Litoral Norte e Grande Florianópolis. Essa condição climática persiste nos dias seguintes, com indicativo de um acumulado de mais de 150 mm até quarta-feira (18). Para o Vale do Itajaí e as outras regiões, não está previsto esse volume de chuva.

Essa condição climática é causado por um persistente fluxo de umidade transportado do mar para o litoral, com intensos ventos de leste em superfície, vórtice ciclônico em médios níveis e influência da corrente de jato superior. A previsão foi divulgada pelos meteorologistas do Epagri/Ciram, Laura Rodrigues e Erikson de Oliveira.

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC

Alagamentos/inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS