quarta-feira, 19 janeiro 2022
InícioClimaChuva no fim de semana, com queda de temperatura em Santa Catarina

Chuva no fim de semana, com queda de temperatura em Santa Catarina

Imagem aérea do Parque Municipal São Francisco de Assis, com o Centro de Blumenau no fundo | Foto: Polícia Militar Ambiental

 

Neste momento (11h23min), a temperatura em Blumenau é de 19,6°C; com previsão de não passar dos 23°C neste sábado , primeiro dia de setembro. A mínima foi registrada pelo Alerta Blu às 7h, quando fez 19,7°C. O rio Itajaí-Açu está com 76 cm e a umidade relativa do ar em 92,9%.

A frente fria no litoral de Santa Catarina associada a uma área de baixa pressão no continente deixa o tempo instável. No decorrer do dia, céu nublado e períodos de melhoria que se alternam com pancadas de chuva e trovoadas. Há risco de temporais isolados. A grande cobertura de nuvens dificulta a elevação da temperatura. Ventos fracos a moderados com direção variável.

Santa Catarina – Tempo encoberto com chuva, mais persistente entre a tarde e noite, moderada a forte em alguns momentos. Condição favorável para elevados totais de chuva do Oeste ao Litoral Sul. A temperatura diminui devido à cobertura de nuvens e à chuva. Vento sudeste passando a nordeste a partir da tarde, fraco a moderado com rajadas. Fa: formação de um sistema de baixa pressão no litoral do estado e do Rio Grande do Sul.

 

Domingo (2)

Blumenau – O tempo permanece instável devido a atuação de uma área de baixa pressão entre RS e SC. O céu fica nublado e pancadas de chuva se alternam com períodos de melhoria a qualquer momento do dia. Em geral, a chuva ocorre de forma mal distribuída, com intensidade entre fraca e moderada e com trovoadas. Há risco de temporais isolados, especialmente entre a tarde e a noite. Mínima entre 17 e 18°C e máxima entre 21 e 23°C. Ventos fracos a moderados com direção variável.

Santa Catarina – O tempo continua encoberto com chuva na maior parte do estado, que diminui no decorrer do dia no Extremo Oeste e Planalto Norte. Atenção para períodos de chuva moderada a forte na madrugada e manhã, com volumes mais significativos no Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. Temperatura amena com queda mais acentuada a partir da tarde, devido ao avanço e uma massa de ar frio pelo oeste catarinense. Vento nordeste e noroeste, fraco a moderado com rajadas principalmente na madrugada e manhã. Sistema intenso sistema de baixa pressão no litoral e do Río Grande do Sul. Avanço de uma massa de ar frio pela Argentina e oeste do Estado, a partir da tarde.

 

Segunda-feira (3)

Blumenau – O dia inicia ainda com chuva fraca e isolada entre a madrugada e a manhã, mas no decorrer do dia gradualmente as instabilidades se afastam e a condição para chuva diminui, passando a ocorrer alguns períodos de abertura de sol, principalmente à tarde. A temperatura fica mais baixa em relação aos dias anteriores, com máxima que varia entre 18 e 20°C e mínima entre 13 e 15°C à noite.

Santa Catarina – Chuva fraca e isolada na madrugada e manhã, tempo encoberto, melhorando no decorrer do dia principalmente no Oeste e Meio Oeste. Temperatura em declínio, com o avanço da massa de ar frio pelo sul do Brasil. Vento noroeste passando a sudoeste, moderado com intensas rajadas (60 a 80 km/h) no Planalto Sul e Litoral, devido ao intenso sistema de baixa pressão (ciclone extratropical) na área oceânica em frente ao litoral sul do Brasil.

 

Terça-feira (4)

Blumenau – Uma nova massa de ar seco e frio deixa o tempo firme, com sol e variação de poucas nuvens em Blumenau. Faz frio no inicio da manhã, com mínima entre 10 e 12°C e máxima entre 19 e 21°C à tarde.

Santa Catarina – Mais nuvens ao amanhecer no Planalto Sul e litoral Sul, com presença de sol no decorrer do dia. Nas demais regiões, sol e poucas nuvens. Temperatura baixa, vento sul e sudeste, fraco a moderado com rajadas no litoral.

 

Quarta-feira (5)

Santa Catarina – Sol e poucas nuvens em todas as regiões do estado, com temperatura baixa na madrugada e amanhecer, com mínimas de 0°C e formação de geada isolada nas áreas altas do Planalto Sul. No decorrer do dia as temperaturas sobem rapidamente. Vento sudeste passando a nordeste no decorrer do dia, fraco a moderado com rajadas no Planalto Sul e litoral Sul.

 

Tendência para SC, entre 6 a 15 de setembro de 2018

Na maior parte do período o tempo segue firme, com sol, poucas nuvens e temperatura mais elevada.

 

Dados: AlertaBlu e Epagri/Ciram

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS