A passagem de uma forte instabilidade no final da tarde e noite de sexta-feira (13/02/26) provocou atendimentos da Superintendência de Proteção e Defesa Civil de Gaspar no município. Segundo o monitoramento meteorológico, a média de chuva foi de 60 milímetros, com volumes mais elevados nos bairros Bela Vista e Belchior Alto, onde o acumulado chegou a 73 milímetros no mesmo intervalo.
::: Siga OBlumenauense no WhatsApp ➡️ Clique aqui!
Apesar do alto volume, foram registradas duas ocorrências. Uma delas envolveu alagamento em residência particular. A outra foi um destelhamento, também em imóvel residencial, situação em que a equipe forneceu lona para atendimento emergencial.
As equipes seguem em plantão permanente. Moradores que precisarem de apoio podem acionar a Defesa Civil pelo telefone 199. Em situações de emergência, o contato deve ser feito diretamente com o Corpo de Bombeiros Militar pelo número 193.
Aplicativo envia alertas em tempo real
Como forma de prevenção, a Defesa Civil orienta a população a instalar o aplicativo Alerta Gaspar, ferramenta que envia notificações em tempo real sobre ocorrências e condições climáticas adversas no município. O aplicativo está disponível para dispositivos Android e iOS e pode ser localizado nas lojas virtuais pesquisando por “Alerta Gaspar”.
Além disso, o site oficial da Defesa Civil permanece ativo, passou por atualização recente e concentra informações e serviços à comunidade.
Instabilidade continua em Santa Catarina
A previsão indica que o cenário de instabilidade deve persistir. A combinação de calor, umidade e áreas de instabilidade favorece temporais em todas as regiões de Santa Catarina. No sábado à tarde, a instabilidade volta a ganhar força, principalmente no interior do estado.
Já entre a noite de sábado e a madrugada de domingo (15), a tendência é de chuva persistente e intensa, elevando o risco de novos alagamentos, enxurradas e possíveis deslizamentos.


▶️🛜Siga nossas redes sociais: Youtube | Instagram | X (antigo Twitter) | Facebook | Threads | Bluesky





