Chuva forte em Blumenau causa deslizamentos, interdições e suspensões de serviços

Cinco escolas municipais suspenderam as aulas nesta sexta (14/02). Uma unidade de saúde também foi atingida.

Escola Básica Municipal Machado de Assis, no bairro Itoupava Seca | foto: redes sociais

A forte chuva que atingiu Blumenau na tarde desta quinta-feira (13/02/25) causou deslizamentos, interrupções no trânsito e impacto em serviços públicos. Segundo a Defesa Civil, o volume acumulado foi de 73,4 mm, com a estação do Parque Ramiro Ruediger registrando o maior índice, de 105,2 mm. Até as 20h45, foram contabilizadas 145 ocorrências, a maioria relacionadas a deslizamentos de terra.

Pelo menos duas ruas estão interditadas devido aos deslizamentos: Euclides da Cunha, no bairro Velha, e Fides Deeke, na Itoupava Seca. Equipes da Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana já estão atuando para a limpeza das vias afetadas.

A Secretaria de Educação determinou a suspensão das aulas na manhã desta sexta-feira (14) em cinco unidades: EBM Machado de Assis, EBMB Patrícia Helena Finardi Pegorim, EBM Wilhelm Theodor Schurmann, EBM Profª Hella Altenburg/EEI Adélia Cardoso (somente educação infantil) e CEI Paulo Freire. A equipe já trabalha para solucionar os danos causados pelo temporal, e uma nova avaliação será feita até as 10h para definir se a suspensão seguirá no período da tarde.

Na área da saúde, o Ambulatório Geral da Família (AGF) da Itoupava Central foi atingido pela chuva e estará fechado na manhã desta sexta-feira para limpeza. A previsão é que o atendimento seja retomado a partir das 13h. Durante o período da manhã, os atendimentos serão remanejados para as unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESFs) da região.

O Samae informou que a coleta de lixo foi diretamente impactada pelas condições do tempo e que, em diversos locais, não foi possível realizar o serviço. O material será recolhido nos próximos dias, conforme o acesso às áreas afetadas for sendo normalizado.