quinta-feira, 20 janeiro 2022
InícioClimaChuva forte durante essa noite faz voltar o "fantasma" da enchente em...

Chuva forte durante essa noite faz voltar o “fantasma” da enchente em Blumenau

Foto: João Paulo Taumaturgo

Fotos: João Paulo Taumaturgo

Bastou uma chuva forte essa noite, para Blumenau voltar a se preocupar com o assunto enchentes. Até às 22h, o nível do Rio Itajaí-Açú baixava, chegando a 4,67cm. Mas bastou a trovoada e as fortes chuvas durante dessa noite e madrugada no alto e médio Vale do Itajaí, para chegar a 6,50m, aumentando 1,83m em apenas 9h. Lembrando que o nível mais alto do rio nos últimos dias foi 6,09m na noite desta segunda-feira (12). Nas últimas 4 horas o nível aumentou 81 cm.

Choveu em média 46mm nas últimas 12 horas, mas no Alto Vale choveu cerca de 70mm e essa água chegará em Blumenau no período da tarde. A previsão de alagamento foi inevitável, com projeção de 7,80m para às 17h. Esse cálculo será refeito ao meio dia pelo CEOPS da Furb.

Nesta terça-feira (14), não deve haver chuva significativa, apenas fraca. Na noite passada tivemos uma ocorrência, que foi a queda de uma árvore próximo ao terminal da Fonte.

Em Rio do Sul, o nível do Rio Itajaí Açu estava com 6,87m às 8h, com aumento de 7cm em apenas 1h. Na barragem de Ituporanga duas com portas estão abertas e três fechadas; enquanto que na de Ibirama todas as sete estão fechadas.

Foto: João Paulo Taumaturgo

Claus Jensenhttp://www.oblumenauense.com.br
Trabalhei com publicidade há mais de 30 anos, fiz teatro durante 8, apresentei programa de televisão outros 5 e sou blogueiro desde 2007. Mas minha maior paixão é a família, e claro, essa fascinante Blumenau.

MAIS LIDAS