quinta-feira, 4 março 2021
Início Clima Chuva em fevereiro fica 73% acima da média em Blumenau, segundo o...

Chuva em fevereiro fica 73% acima da média em Blumenau, segundo o CEOPS da Furb

Alagamento na Rua Almirante Tamandaré, no bairro Vila Nova, com a chuva do dia 2 de fevereiro | Foto: divulgação

 

As chuvas no mês de fevereiro em 2019, superam em 73% a média histórica para o mês. Segundo dados divulgados pelo CEOPS da Furb, o índice acumulado de precipitação pluviométrica em Blumenau  foi de 316,8 mm, enquanto a média é 183 mm.

Em alguns dias, esse volume foi especialmente alto, como em 2 de fevereiro quando choveu 113,2 mm. Depois, no dia 11, esse volume foi ainda maior quando a estação no Campus 1 marcou 168,2 mm.  Seis dias depois, mais um temporal, com um pouco menos de chuva que a data anterior, mesmo assim 152,1 mm; ou seja, um volume expressivo.

De acordo com o Epagri/Ciram, nesses primeiros dias de março o tempo deve ficar ensolarado com algum chuvisco isolado no período da noite. Já a partir da quarta-feira (6/03/19) de cinzas até o dia 9, a chuva será mais significativa e melhor distribuída.

Um detalhe importante registrar, é que geralmente os dados do AlertaBlu e do Ceops podem ser diferentes. O primeiro é feito por uma empresa terceirizada contratada pela prefeitura. O segundo por um setor da Furb, que além de pioneiro é referência em todo vale. Ambas fazem um excelente trabalho.

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS