sábado, 4 dezembro 2021
InícioClimaChuva deve ficar dentro da média e não há previsão de estiagem...

Chuva deve ficar dentro da média e não há previsão de estiagem para janeiro em Blumenau

Foto: Soni Robinson Witte | OBlumenauense

 

Por volta das 19h desta terça-feira (8/01/19) o portal OBlumenauense recebeu o boletim climático mensal enviado à imprensa e preparado por Tatiane Martins, meteorologista do AlertaBlu. O texto faz uma análise do clima desde o final de dezembro de 2018 e o que podemos esperar para janeiro.

 

 

CONDIÇÃO OCEÂNICA

A abaixo mostra as anomalias de temperatura da superfície do mar na região do oceano Pacífico no final de dezembro de 2018. A região equatorial apresenta anomalias positivas desde a região das Filipinas até a costa oeste da América do Sul. As rodadas mais recentes dos modelos de previsão climática indicam uma evolução de fraca a moderada do fenômeno El Niño durante o verão (em torno de 90% de probabilidade), estendendo-se até o outono.

 

Figura 01: Anomalia de Temperatura da superfície do mar no Pacífico Equatorial. Fonte: CPTEC/INPE

 

PREVISÃO PARA JANEIRO

Em janeiro, as áreas de instabilidade que se formam pela presença de sistemas meteorológicos como cavados, frentes frias e sistemas de baixa pressão, são intensificadas pelo calor. O resultado nós conhecemos, afinal quase sempre causam chuva intensa de curta duração (convectiva) em Blumenau.

Por diversas vezes ela vem acompanhada de trovoadas, descargas elétricas e rajadas de vento intenso e menos frequente, até queda de granizo. Esta característica típica do verão faz com que o município registre elevados acumulados de chuva no mês, cerca de 183mm, de acordo com a climatologia.

Os modelos de previsão climática indicam ela chuva ficará dentro da média e não há indicativos de períodos secos prolongados. Apesar disso, pelo tipo de chuva nesta época do ano, os volumes acumulados ocorrerão de forma mal distribuída no município.

Ressalta-se que a condição para temporais, com chuva intensa em curto período de tempo, vendavais, trovoadas e descargas elétricas, é maior durante este mês. Por isso, é recomendado o acompanhamento diário dos boletins de previsão do tempo e avisos meteorológicos emitidos pelo AlertaBlu.

Já com relação às temperaturas, espera-se um comportamento típico de verão com manhãs e tardes quentes. Além disso, com o fluxo de ar quente oriundo do norte do país mais direcionado para a Região Sul, as temperaturas, tanto máximas como mínimas, ficarão dentro ou acima da média em Blumenau.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS