sexta-feira, 28 janeiro 2022
InícioClimaCéu com muitas nuvens e condições para chuva fraca. À tarde, algumas...

Céu com muitas nuvens e condições para chuva fraca. À tarde, algumas aberturas de sol

Foto: Marcos Fernandes

 

Esta quinta-feira (21/12/17), data em que inicia o verão, começou nublada e deve ficar assim na maior parte do dia. A temperatura neste momento (10h46min) em Blumenau é de 23,1°C, com previsão da máxima chegar aos 29°C. A mínima foi registrada a 1h, quando ficou com 20,8°C. O nível do Rio Itajaí está com 2m e a umidade relativa do ar em 95,2%.

A chuva de ontem (20) causou preocupação, mas nenhuma ocorrência grave foi registrado pela Defesa Civil. De acordo com o site do sistema Alerta Blu, nas últimas doze horas (leitura das 10h) choveu uma média de 43 mm em Blumenau. A estação que registrou o maior volume de chuva Foi a do Passo Manso com 59 mm. As outras foram a do Parque Vila Germânica (55 mm); Vila Itoupava (54,8 mm); Vorstadt (51,8 mm) de da Coripós (48,6 mm).

Céu com muita nebulosidade e condições para chuva fraca durante a manhã até o início da tarde devido à áreas de instabilidade formadas por um sistema de baixa pressão. No decorrer da tarde a chuva cessa e ocorrem algumas aberturas de sol. Ventos fracos a moderados de sudeste virando para noroeste.

Santa Catarina  – Sol entre nuvens no decorrer do dia, com pancadas isoladas de chuva na tarde e noite do Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Planalto Norte. Temperatura em elevação, vento nordeste a sudeste, fraco a moderado e um sistema cavado está sobre o Paraná.

 

Sexta-feira (22)

Blumenau – Presença de sol entre nuvens e condições para pancadas isoladas de chuva à tarde devido à áreas de instabilidade intensificadas pelo calor. Temperatura mínima oscilando entre 21 e 23ºC e máxima entre 29 e 31ºC. Ventos fracos a moderados de noroeste passando a sudeste.

Santa Catarina  – Mais um dia de sol entre nuvens em todas as regiões do Estado. No período da noite condição de chuva no Oeste, Meio Oeste. Temperatura em elevação, vento nordeste e noroeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Sábado (23)

Blumenau – No sábado condição típica pré-frontal com aquecimento acentuado à tarde, no entanto, no fim do dia, áreas de instabilidade associadas a passagem de uma frente fria e intensificadas pelo calor provocam pancadas de chuva com trovoadas e descargas elétricas. Há risco de TEMPORAL de forma isolada. A temperatura mínima varia entre 21 e 23ºC e a máxima entre 32 e 34ºC. Ventos fracos a moderados de norte/noroeste.

Santa Catarina  – Pela manhã encoberto com chuva no Extremo Oeste e aberturas de sol nas demais regiões. Durante a tarde a chuva, com temporais isolados, se estende a todo o Estado, devido à intensificação de áreas de baixa pressão e a aproximação de uma nova frente fria pelo litoral do RS e de SC. Temperatura em elevação, com vento nordeste e sudeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Domingo (24)

Blumenau – Véspera de Natal com tempo instável e condições para chuva em Blumenau, que ocorre com intensidade moderada de forma ocasional devido à frente fria no mar. Na segunda-feira persiste a condição para chuva durante a madrugada e início da manhã. À tarde ocorrem algumas aberturas de sol. Temperaturas mínimas entre 19 e 21ºC. Máxima no domingo em torno de 25ºC e na segunda-feira entre 22 e 24ºC devido à virada dos ventos para sul/sudeste.

Santa Catarina  – Tempo encoberto com chuva em todas as regiões, melhorando com aberturas entre a tarde e noite do Oeste ao Litoral Sul. Temperatura em elevação, vento sudeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

 

Segunda-feira (25)

Blumenau – Persiste a condição para chuva durante a madrugada e início da manhã. À tarde ocorrem algumas aberturas de sol. Temperaturas mínimas entre 19 e 21ºC com máxima oscilando de 22 a 24ºC devido à virada dos ventos para sul/sudeste.

Santa Catarina  – Tempo encoberto com chuva na Grande Florianópolis, Planalto Norte e Litoral Norte. Nas demais regiões, sol entre muitas nuvens. Temperatura em elevação, vento sudeste a leste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

 

Tendência para SC, entre 26 de dezembro de 2017 a 5 de janeiro de 2018

Entre a tarde e noite de 27/12 uma nova frente fria passa por SC causando pancadas de chuva na maior parte do Estado. No período seguinte, pancadas de chuva entre a tarde e a noite.

Fontes: AlertaBlu e Epagri-Ciram

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS