O sabor intenso da bebida não alcoólica mais consumida no Brasil se unirá para trazer ainda mais riqueza sensorial para uma cerveja. A Schornstein, cervejaria de Pomerode (SC) lançará um rótulo com adição de café, em uma edição especial e com lote limitado. A receita foi criada em parceria com Douglas Merlo, Sommelier renomado no país.
No estilo Robust Porter, a cerveja terá adição da espécie Catuaí Vermelho, da Fazenda Vale do Sol, localizada na Alta Mogiana Mineira – uma das principais regiões produtoras de café. O grão recebeu uma torra especial para a bebida. “A partir do estilo de cerveja base desenvolvi uma torra dedicada para extrair uma grande quantidade de aromas e sabores que se encaixam perfeitamente na Robust Porter, lembrando, doce de leite, chocolate, frutas escuras secas, toffee e um leve amadeirado” comenta Douglas Merlo, que também é mestre neste assunto.
Intensa e potente, de cor mogno escuro com reflexos rubi, espuma fina, cremosa e persistente. No olfato e paladar, traz notas de chocolate meio amargo, alcaçuz e um leve amadeirado, que é exaltado pelo aroma do café, remetendo ao caramelo, passas e toffee. Adilson Altrão, diretor da Schornstein, afirma que a receita superou as expectativas. “Trabalhamos há algum tempo nesta cerveja e conseguimos chegar em uma bebida envolvente e rica em sabor, ideal para esta época de temperaturas mais baixas. Acreditamos que o público irá se surpreender“, diz. A graduação alcoólica é de 5,9% e tem 30 IBUs.
A Porter Café será lançada oficialmente no Festival Gastronômico de Pomerode (SC) e será distribuída para os mais de dois mil pontos de vendas em todo o Brasil.