Cerca de 5 mil litros de combustível vazam dos tanques de uma carreta que tombou na BR-101

 

 

 

 

Oa Bombeiros Militares foram acionados às 22h06 desta terça-feira (17/11/20) para dar apoio a equipe da Autopista Litoral Sul para um acidente no Km 83 da BR-101, no bairro Sertãozinho, em Barra Velha (SC). Um caminhão bitrem Volvo FH 440 com placas de Caxias do Sul (RS), tombou sobre o viaduto nas duas pistas sentido norte. O veículo transportava 39 mil litros de estireno dos tanques, altamente inflamável, que vazou com óleo diesel motor.

 

 

A equipe da Autopista interditou o trânsito nos dois sentidos da rodovia, a uma distância de 500 metros da ocorrência. Os bombeiros utilizaram equipamentos de proteção respiratória e iniciaram o estancamento do vazamento e o corte da bateria, para evitar qualquer risco de explosão por causa de alguma faísca no sistema elétrico.

Com o apoio da Defesa Civil do município, foi espalhado calcário sobre o combustível para estancar fluxo em direção ao meio ambiente. A empresa Ambipar Response, de Curitiba (PR), foi acionada para ajudar no translado do combustível para outro caminhão. Ela é especializada em atendimento emergencial, com expertise em gerenciamento de emergências químicas e biológicas que afetam a saúde, meio ambiente e o patrimônio.

 

 

Até a chegada do veículo, foram realizadas vistorias nos vazamentos a cada meia hora. Os profissionais avaliaram a situação e fizeram uma varredura com espuma (LGE) para acessar as ferramentas, fazer o aterramento necessário, e iniciar o translado do óleo diesel.

Os trabalhos seguiram noite adentro e somente foram finalizados por volta das 8h desta quarta-feira (18). Segundo os bombeiros, técnicos da empresa estimam que vazaram aproximadamente 5 mil litros do produto.

O veículo continua sobre as pistas e o tráfego está sendo desviado para as marginais. A estimativa da Autopista Litoral Sul, é que até as 10h30, tanques e carreta, sejam totalmente removidos e liberadas as pistas.

 

Foto: Autopista Litoral Sul