domingo, 5 dezembro 2021
InícioAnimaisCEPREAD é inagurado na manhã desta quarta (3)

CEPREAD é inagurado na manhã desta quarta (3)

Inauguracao_CEPREAD_3-9-14 (1)

Fotos: Luciano Bernz

O CEPREAD, Centro de Prevenção e Recuperação de Animais Domésticos Oma Wally Hadlich, foi inaugurado na manhã desta quarta-feira (03), na Rua Kurt Klein, no bairro Itoupava Central. O centro recebeu este nome em homenagem à senhora Wally Hadlich, popularmente conhecida como Oma Wally, que adorava e cuidava muito dos animais.

Inauguracao_CEPREAD_3-9-14 (12)

O CEPREAD terá como objetivo exclusivamente o tratamento de animais que sofrem maus tratos e animais de rua que são atropelados ou estão doentes. Depois de tratados, os animais serão vacinados, castrados e microchipados, para depois serem postos à adoção. Numa segunda etapa, serão disponibilizados serviços para a população de baixa renda.

Inauguracao_CEPREAD_3-9-14 (13)

Foram convidados a tomar lugar de destaque na cerimônia, o Prefeito Napoleão Bernardes, o Diretor de Bem Estar Animal Eliomar Russi, a Secretária de Sáude Maria Regina de Souza Soar, Sr. Ivo Hadlich, filho da homenageada, o Frei Edgar Albert F. Weist Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e os vereadores Jens Mantal (PSDB), Marcos da Rosa (DEM), Mário Hildebrandt (PSD) e Antônio Veneza (PSD).

Inauguracao_CEPREAD_3-9-14 (16)

 

Inauguracao_CEPREAD_3-9-14 (17)

Ivo Hadlich, filho da homenageada, entregou ao diretor Eliomar Russi, um banner com uma frase escrita por ele que dizia: Quem ama os animais é muito mais feliz! Hadlich também destacou que sua mãe sempre os ensinou a amar e cuidar dos animais, e do quanto ela reclamava com os donos de olarias para que diminuíssem o peso colocado nas carroças, para que os cavalos fossem poupados de esforços excessivos.

Inauguracao_CEPREAD_3-9-14 (24)

Após o pronunciamento das autoridades, Frei Edgar, que também é um amante e defensor dos animais, proferiu a benção ao local e aos funcionários que irão trabalhar no centro.
Em seguida, o Prefeito Napoleão Bernardes, acompanhado do Diretor de Bem Estar Animal Eliomar Russi, da Secretária de Sáude Maria Regina de Souza Soar, Sr. Ivo Hadlich e do Frei Edgar, fizeram o descerramento da placa inaugural.

Inauguracao_CEPREAD_3-9-14 (25)

Inauguracao_CEPREAD_3-9-14 (26)

Nossa equipe conversou com o Prefeito Napoleão e com o diretor Eliomar Russi. Confira as entrevistas:

Napoleao-Bernardes_03Prefeito Napoleão Bernardes

OBlumenauense: Prefeito, numa era em que um dos pontos altos da conscientização humana é sobre esse cuidado e respeito aos animais, a sua administração já teve dois grandes avanços e duas grandes visões. Primeiro com a criação da Diretoria de Bem Estar Animal e agora com a inauguração do CEPREAD.

Prefeito: Já no primeiro dia de governo, primeiro de janeiro de 2013, embora tenhamos aprovado e tornado lei uma reforma administrativa com a ideia de enxugar a máquina pública, cortando naquela ocasião quase uma centena de cargos de confiança, tivemos uma criação que foi a Diretoria de Estar Animal.

Essa diretoria foi criada justamente para articular juntos com as entidades e organizações não governamentais, a questão da formulação de políticas públicas para essa área. Em termos governamentais no Brasil, é uma temática nova, recente. Nós tivemos esse avanço importante no ano passado, com muitas ações, atingindo números recordes na Cãominhada por exemplo, que por reflexo também é uma medida de conscientização e chamar a atenção da comunidade para esse tema.

Na rede escolar municipal, que chega a mais de trinta mil alunos, temos uma cartilha de orientação sobre as diretrizes para uma posse responsável de animal. Hoje culminamos com a entrega deste centro físico que era um sonho de muitos que lutam por essa causa, mas que agora se torna realidade. A visão mais importante daqui a longo prazo, é da conscientização e da educação para uma posse responsável.

Mas haverá aqui também a prevenção e o tratamento de recuperação, não para qualquer animal, mas especificamente para animais de rua, animais abandonados, que aos poucos terão aqui a castração, para evitar a proliferação desenfreada. E no caso dos animais sem dono que tenham sofrido maus tratos ou atropelamentos, aqui terão a recuperação e castração para depois serem adotados.

OBlumenauense: No que diz respeito à educação e orientação, quem será beneficiado com o centro?

Prefeito: Nós faremos um grande trabalho de orientação através das escolas de todas as redes: municipal, estadual e particular, entidades de voluntários. Teremos aqui espaço para suas reuniões e atividades e também para outra entidades da comunidade que precisam receber essa mensagem na conscientização e orientação.

 

Eliomar-RussiDiretor de Bem Estar Animal, Eliomar Russi

OBlumenauense: Eliomar, finalmente chega o grande dia da inauguração do CEPREAD. É a realização de um sonho para muita gente, não é mesmo?

Eliomar: Com certeza é um capítulo na história da cidade. Passamos a viver um novo horizonte a partir desta data. Eu diria que é um sonho desejado há décadas por muitos defensores dos animais. Todos que estão aqui hoje, foram testemunhas de um momento histórico, e que décadas passarão e lembraremos desta data.

A partir de hoje, teremos uma estrutura física para tratarmos esses animais de rua. Nós contamos com a população, para que entendam esse trabalho e nos auxilie nas denúncias. Estaremos diariamente realizando atendimento médico veterinário à animais vítimas de maus tratos, atropelados ou envenenados; que infelizmente não tem amparo hoje. Mas, a partir da inauguração do CEPREAD, eles passaram a ter esse amparo e aqui serão tratados com muito carinho, objetivando uma breve recuperação, para que possam sair daqui e conviver com uma família e serem bem recebidos em um novo lar.

OBlumenauense: É necessário esclarecer a população que o CEPREAD não é um abrigo municipal. Esse é o motivo do centro estar chamando tanto a atenção de vários municípios?

Eliomar: Muito bem colocado. É por isso que esse projeto que chama a atenção do Brasil. Porque, nos grandes municípios brasileiros existem os canis municipais, que na verdade acabam se tornando um verdadeiro depósito de animais e áreas de confinamento.  O canil fica com sua lotação esgotada, a população esperando a prefeitura para recolher os animais, mas não consegue mais, gerando uma série de problemas, inclusive agressões entre os próprios animais.

Uma política moderna e uma gestão pública consciente não permite mais esse tipo de inciativa. O cidadão tem que ser consciente dos seus deveres e obrigações. Se você adota um animal, tem que ter a responsabilidade de saber que é uma vida, que pode gerar outras vidas.

Agora, cabe sim ao poder público, dar um amparo aos animais que infelizmente estão nas ruas, sofrendo, que são vítimas de atos cruéis e covardes. E é isso que estaremos desenvolvendo aqui. Por isso pedimos a compreensão da população. É um trabalho formiguinha, de médio a longo prazo, mas já deixa Blumenau como referência nacional, por ter essa coragem, por assumir esse compromisso, fazendo um projeto voltado de fato ao bem estar dos animais.

Quero convidar a população à conhecer nossas instalações, serem nossos parceiros. Todos serão muito bem vindos, o CEPREAD estará sempre de portas abertas, tanto na parte educacional, quanto na área de prevenção e tratamento dos animais.

Em caso de emergência, a população poderá acionar o CEPREAD através do telefone 47 3381-770.

“O CEPREAD orienta que em caso de atropelamento de um animal de rua, que não se mexa no animal, pois além de poder machuca-lo ainda mais, um animal ferido tende a ficar agressivo”.

Inauguracao_CEPREAD_3-9-14 (3)

Inauguracao_CEPREAD_3-9-14 (4)

Inauguracao_CEPREAD_3-9-14 (33)

Inauguracao_CEPREAD_3-9-14 (8)

Inauguracao_CEPREAD_3-9-14 (7)

Inauguracao_CEPREAD_3-9-14 (6)

Inauguracao_CEPREAD_3-9-14 (32)

Inauguracao_CEPREAD_3-9-14 (35)

Inauguracao_CEPREAD_3-9-14 (30)

Inauguracao_CEPREAD_3-9-14 (29)

Inauguracao_CEPREAD_3-9-14 (27)

Inauguracao_CEPREAD_3-9-14 (11)

Inauguracao_CEPREAD_3-9-14 (10)

Inauguracao_CEPREAD_3-9-14 (14)

Inauguracao_CEPREAD_3-9-14 (15)

Inauguracao_CEPREAD_3-9-14 (9)

Inauguracao_CEPREAD_3-9-14 (18)

Inauguracao_CEPREAD_3-9-14 (19)

Inauguracao_CEPREAD_3-9-14 (20)

Inauguracao_CEPREAD_3-9-14 (21)

Inauguracao_CEPREAD_3-9-14 (22)

Inauguracao_CEPREAD_3-9-14 (23)

Inauguracao_CEPREAD_3-9-14 (24)

Inauguracao_CEPREAD_3-9-14 (38)

Inauguracao_CEPREAD_3-9-14 (36)

Inauguracao_CEPREAD_3-9-14 (37)

Luciano Bernz
Responsável por toda a cobertura externa de OBlumenauense, sou nascido e criado em Blumenau. Trabalho há 25 anos com vendas, tendo passagem pela Rádio Blumenau e Rádio Clube de Itajaí, onde além de contato comercial, também fiz cobertura de festas e eventos.

MAIS LIDAS