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Celesc alerta para novos golpes registrados em diferentes regiões de Santa Catarina

 

 

 

 

A Celesc reforça o alerta para que seus consumidores fiquem atentos a golpes utilizando o nome da empresa, que vêm sendo praticados em diversas regiões do estado, inclusive durante o período de quarentena e combate ao novo coronavírus. Além de casos relatados na semana passada em cidades do Meio-Oeste catarinense, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, nesta semana novas tentativas foram detectadas nos municípios de São José e Guabiruba.

Na cidade vizinha à capital do estado, uma das vítimas, proprietária de um estabelecimento comercial, recebeu um telefonema dos golpistas que afirmavam trabalhar na 4ª vara criminal e diziam ter agendada uma perícia no medidor de consumo de energia e que seria necessário retirá-lo e enviá-lo para análise.

Com o pretexto de que o cliente teria que confirmar a operação, os criminosos forneceram números telefônicos falsos (alegando que são contatos da Celesc) para ter acesso aos dados pessoais da vítima, como a conta bancária, e solicitaram a realização de um depósito para pagamento de uma suposta taxa. Desconfiada, ela telefonou para a Celesc antes de realizar a operação e, então, descobriu que se tratava de um golpe.

Já em Guabiruba, no Vale do Itajaí, a vítima recebeu um telefonema alegando que deveria quitar faturas em atraso para não ter o fornecimento de energia cortado no mesmo dia. Como não era titular da unidade consumidora, os criminosos solicitaram que o titular os contatasse por um número telefônico que não era o oficial da Celesc. Antes de efetuar o pagamento, ela também relatou o caso à empresa e conseguiu evitar a consumação do delito.

Diante da situação, a Celesc volta a dizer que, embora a maior parte das leituras de consumo de energia seja feita em relógio padrão, acessado de fora das residências, estabelecimentos e indústrias, nos serviços em que a entrada da equipe for necessária, os profissionais estarão vestidos com o uniforme oficial da empresa e portando ordem de serviço em nome do titular da unidade consumidora. Em caso de qualquer dúvida, o consumidor deve contatar a empresa por meio do telefone 0800 48 0120.

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