domingo, 9 maio 2021
Início Geral Catedral São Paulo Apóstolo reinicia as Missas Presenciais em Blumenau

Catedral São Paulo Apóstolo reinicia as Missas Presenciais em Blumenau

 

 

 

 

Fotos: João Paulo Taumaturgo [OBlumenauense]

A partir de sábado (4/07/20), foi autorizado o reinício das missas presenciais. A decisão da Diocese de Blumenau foi informada no dia 16 de junho depois de serem consultados párocos e administradores paroquiais, além do Conselho Presbiteral. O documento foi assinado pelo bispo Dom Rafael Biernaski, e pelo Padre Josué de Brito Souza, Chanceler da Cúria Diocesana.

 

 

As imagens registradas neste domingo (5) mostram a missa na Catedral São Paulo Apóstolo acompanhada por um número de fiéis bem modesto, atendendo à medida que restringe em 30% da ocupação. Na entrada, logo uma mensagem: “Seja bem-vindo à Catedral São Paulo Apóstolo. Nossa comunidade se alegra com a sua presença”.

 

 

Marcações no piso de mármore orientam sobre a importância de evitar a proximidade: “Respeite essa distância, aguarde aqui”. Nos bancos de madeira, fitas amarelas ajudam a manter o limite de pessoas dentro da catedral. Essas são algumas das condições para que as missas pudessem acontecer novamente em tempos de pandemia.

 

 

O padre Marcelo Martendal celebrou essa data tão especial que teve comunhão. Todas as igrejas estão fechadas desde o dia 18 de março, atendendo ao Decreto Estadual que determinou a quarentena para evitar o contágio da Covid-19.

Ainda continuam suspensas as novenas, reuniões, formações, catequeses, grupos de família, encontros de grupos, movimentos e pastorais. Isso inclui o Cerco de Jericó, Talhas de Caná, Missa de Cura e Libertação, Missa da Saúde, etc. Confira as medidas estabelecidas para esses tempos de pandemia:

  • Todos devem seguir as normas de prevenção e higienização
  • Manter o distanciamento social e que se acompanhe as missas on-line e façam a comunhão espiritual.
  • Não é aconselhável a presença dos que fazem parte dos grupos de risco ou que apresentam sintomas de gripe, inclusive ministros extraordinários, diáconos e sacerdotes.
  • Higienizar as mãos ao entrar e ao sair da Igreja.
  • Usar máscara durante todo o tempo que permanecer na Igreja, exceto no momento da comunhão.
  • Sentar nos locais indicados e não trocar de  assento durante a missa. Os que residem na mesma casa podem sentar juntos.
  • Deixar sua oferta e dízimo na chegada ou saída da Igreja.
  • Manter distância de dois metros na fila da comunhão, ir por um lado e retornar por outro, comungar em silêncio e receber a comunhão nas mãos.

 

 

 

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS