sábado, 22 janeiro 2022
InícioEventosCarros da Bolacha e da Batata estreiam nos desfiles da Oktober em...

Carros da Bolacha e da Batata estreiam nos desfiles da Oktober em 2018

 

Quem for ao desfile da Oktoberfest que começa às 16h deste sábado (6/10/18), na Rua XV de Novembro, Centro de Blumenau, terá a oportunidades novidades para 2018. Mais de quatro mil pessoas estão confirmadas para participar do desfile, que terá diversas entidades, bandas, carro alegóricos e outras atrações.

Além da grande participação de turistas e moradores do Vale do Itajaí, também é quando blumenauenses de diversos bairros se encontram na cidade.

Será o ano de estreia de dois carros alegóricos:  o LebKuchen (carro da bolacha) e o Kartoffelwagen (carro da batata). As novas atrações foram aprovadas pelo Parque Vila Germânica em processo de licitação, realizado em 2017, e irão participar dos desfiles pelos próximos cinco anos.

O da bolacha, ao contrário do que divulgamos inicialmente, não irá desfilar neste sábado (6). Sua estreia estava prevista para quarta-feira (3), quando o desfile foi cancelado por causa da chuva.

 

 

Kartoffelwagen (carro da Batata)

A atração surgiu com o objetivo de cultivar a tradição gastronômica, destacando as iguarias derivadas da batata (kartoffle em alemão), o prato típico mais vendido na oktoberfest. A Kombi de 1993 foi toda produzida e adaptada pelo grupo formado por 40 integrantes e criado em 2018. O personagem Kartoffel, utiliza traje típico com as cores da Bavária.

 

 

 

 

Lebkuchenwagen (carro da bolacha)

Na Oktoberfest da Alemanha, em Munique, a bolacha é um símbolo forte da festa. Em forma de coração, elas contém mensagens divertidas, de amor, além de tantas outras frases. As pessoas carregam as bolachas no peito e elas também estão entre os souvenirs mais procurados pelos visitantes.

O Lebkuchenwagen, ou carro da bolacha, foi idealizado por Aniele Espindola Koerich, uma das integrantes do grupo. Desde criança ela e a irmã sempre participaram dos desfiles na Rua XV de Novembro, mas desde que foi rainha da Oktoberfest em 2006, traçou como objetivo criar um grupo. “Quando rainha da festa, aos 21 anos, vivi intensamente a Oktoberfest por um ano. Fazer parte da festa virou uma paixão e agora quis tirar do papel o sonho de ter um carro temático pra desfilar”, conta Aniele.

 

Trânsito na região Central

O trânsito na região central sofrerá modificações para facilitar o acesso tanto dos carros alegóricos, quanto do público que irá prestigiar o desfile. A partir das 15h, o trecho entre a Alameda Rio Branco até a Dr. Amadeu da Luz, a XV de Novembro e suas transversais ficarão bloqueadas.

Elevação para cadeirantes e idosos

Haverá pontos com elevação para cadeirantes e idosos em frente à Casas Bahia, Lojas Hering, Stúdio Z e Banco do Brasil. Em caso de chuva o desfile pode ser cancelado e transferido para os pavilhões do Parque Vila Germânica. A confirmação é divulgada uma hora antes do início programado.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS