segunda-feira, 18 janeiro 2021
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Carnês do IPTU serão entregues até o final do mês no imóvel dos contribuintes

13:45

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Central de Atendimento do IPTU será aberta no dia 28 de janeiro, ao lado do setor 3 do Parque Vila Germânica.

Texto: Fabrício Wolff

A partir desta quarta-feira, dia 07, começam a chegar ao imóvel dos contribuintes blumenauenses o carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano de 2015. Ele vem com o tradicional reajuste do INPC, que foi de 6,33% nos últimos 12 meses apurados.

No dia 28 de janeiro a Prefeitura abre a Central de Atendimento do IPTU ao lado do setor 3 do Parque Vila Germânica para atender aqueles que tiverem dúvida sobre seu imposto ou porventura não receberem o carnê. A expectativa é de que o IPTU injete R$ 55 milhões nos cofres públicos. O valor é importante para colaborar com a realização de obras em benefício da comunidade, no entanto, representa apenas cerca de 8% da arrecadação tributária do município.

A Central de Atendimento funcionará do dia 28 de janeiro até 13 de março, das 8h às 12h e 13h30 às 17h30. Serão 11 servidores disponíveis das secretarias de Planejamento (cadastro) e Fazenda (tributos), em local com 80 assentos, climatizado e senha eletrônica para atendimento. Quem não receber o carnê em seu imóvel até o final de janeiro, pode retirá-lo nesta Central ou mesmo pela internet. Para isso basta acessar o site da Prefeitura e ter em mãos o número do cadastro do imóvel e do CPF ou CNPJ.

Além disso, este ano a emissão dos carnês foi feita via Caixa Econômica Federal. Isto possibilita que o contribuinte efetue o pagamento do boleto em qualquer instituição financeira ou mesmo nas casas lotéricas, inclusive após o vencimento. Se houver esquecimento ou atraso de alguns dias, o contribuinte não precisa recorrer à fila do banco. “Estamos buscando facilitar ao máximo a vida do contribuinte”, ressalta o secretário da Fazenda Alexandro Fernandes.

Trabalho contínuo

Em 2014 foram efetuados seis mil atendimentos na Central. Este trabalho gerou a abertura de 1.800 processos de contribuintes que ficaram em dúvida sobre o valor a pagar. Desses, 500 foram resolvidos sem a necessidade de visitas técnicas no local do imóvel. Das 1.300 visitas efetuadas pelos técnicos em cadastramento, mais de 99% continham o valor correto no carnê. Menos de 1% dos imóveis tiveram seu valor alterado. As dúvidas dos contribuintes se deram por ocasião do recadastramento dos imóveis, feito ao longo do ano de 2013.

Se em 2013 22 mil unidades foram reavaliadas e recadastradas, gerando readequação no cadastro imobiliário do município, em 2014 o serviço continuou. Assim, nove mil imóveis tiveram esta mesma readequação. “É uma questão de justiça fiscal. Muitos imóveis pagam corretamente, outros tantos eram beneficiados por distorções no sistema ou falta de análise cadastral”, explica Fernandes.

via PMB

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