quinta-feira, 27 janeiro 2022
InícioEconomiaCarnês do IPTU 2022 começam a ser distribuídos em Blumenau

Carnês do IPTU 2022 começam a ser distribuídos em Blumenau

O imposto ficou 10,3% mais caro. Segundo a prefeitura, o percentual segue o Índice Nacional de Preços ao Consumidor.

Todo ano começa com aumentos, um deles é o do IPTU que ficou 10,3% mais caro em 2022 . Os carnês começam a ser distribuídos a partir desta semana aos proprietários de imóveis em Blumenau. De acordo com a Secretaria da Fazenda, a previsão é de que até o final do mês todos estejam entregues.

A expectativa é que o Imposto Predial e Territorial Urbano arrecade R$ 117 milhões. Os recursos deverão ser aplicados na prestação de serviços para a população já que é um dos poucos impostos que vão direto para os cofres do município. É um recurso importante para a prefeitura, porque custeia serviços nas áreas de saúde, educação, manutenções, obras, entre outros.

Segundo a prefeitura, o reajuste seguiu o mesmo critério dos últimos anos, baseado no INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) apurado entre dezembro de 2020 a outubro de 2021. O pagamento à vista pode ser feito até o dia 14 de fevereiro, com 5% de desconto; ou até o dia 14 de março, com 3% de desconto. Ou também é possível parcelar em até 11 vezes, sendo que o valor mínimo da parcela é de R$20,00.

O contribuinte que desejar, poderá doar parte do imposto para as iniciativas sociais, por meio da guia branca – a primeira do bloco. O imposto é pago integralmente e o valor correspondente ao desconto do pagamento à vista é destinado ao Fundo Municipal de Assistência Social, que posteriormente repassa às OSC’s com projetos selecionados por meio de edital.

Neste ano, os pedidos de alteração cadastral, revisão de cálculo, entre outros, poderão ser feitos por meio de processo digital, acessando o site Carta de Serviços, depois pesquisando por IPTU. Quem tiver dúvidas, poderá ligar para 3381-6847 ou 6848, ou pelo e-mail iptu@blumenau.sc.gov.br ou ainda pelo WhatsApp (47)99699-0946.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS