segunda-feira, 25 outubro 2021
InícioGeralCarne de gambá temperada é encontrada em freezer de restaurante

Carne de gambá temperada é encontrada em freezer de restaurante

Foto: divulgação
Foto: divulgação

 

Nesta quarta-feira (10/02/16), um restaurante localizado na Lagoa da Conceição, foi interditado e autuado pela Vigilância Sanitária de Florianópolis, depois que a Polícia Militar Ambiental encontrou carne de gambá temperada no freezer. Ela estava  junto com outros alimentos, como peixe e camarão.

O caso só foi descoberto, depois de uma denúncia à polícia. Dois animais ainda estavam vivos, presos em uma gaiola, provavelmente prontos para o abate. Eles foram levados para a sede da Polícia Ambiental e soltos no Parque do Rio Vermelho na manhã desta quinta-feira (11).

De acordo com reportagem divulgada no Diário Catarinense, o proprietário alegou aos oficiais que os gambás foram capturados dentro do estabelecimento e seriam consumidos pelos próprios funcionários. Ele e um auxiliar de cozinha, suspeitos de terem feito o abate, foram detidos pelos policiais, mas liberados após assinarem um termo circunstanciado.

Matar e comercializar animais silvestres é considerado crime ambiental, previsto com multa de pelo menos R$ 2 mil. Mas também é uma questão de saúde. O veterinário do Parque do Rio Vermelho, disse que existem riscos ao consumir a carne desses animais. Eles podem ser reservatórios de doenças como leptospirose e raiva, já que não se sabe a sua procedência.

 

Avenida das Rendeiras, Lagoa da Conceição, Florianópolis | Imagem: Google Maps (Street View) Nov 2013
Avenida das Rendeiras, Lagoa da Conceição, Florianópolis | Imagem: Google Maps (Street View) Nov 2013

 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS