terça-feira, 30 novembro 2021
InícioGeralCanteiro aromático: empresa de Itajaí transforma esquina em horta para uso da...

Canteiro aromático: empresa de Itajaí transforma esquina em horta para uso da população

 

Por Marina Melz

Quem passa pela esquina entre as Ruas Camboriú e Laguna, em Itajaí (SC), sente aromas incomuns para este tipo de ambiente. A DC Logistics Brasil, empresa que há mais de duas décadas está na cidade na área de importação e exportação, implantou uma espécie de horta coletiva no espaço e já estão plantados alecrim, hortelã e gengibre.

A iniciativa está alinhada com o conceito de Paisagismo Utilitário, que alia contato com a natureza e acesso à ingredientes frescos para a população. A empresa fará a irrigação e manutenção do espaço, enquanto a comunidade pode aproveitar para levar para casa e ter uma quebra na rotina.

Uma das idealizadoras foi Rafaela Beatriz Mafra Rossi, Gerente Administrativa da DC Logistics Brasil. Ela já havia visto algumas ações deste tipo em outras cidades e eventos, principalmente fora do país. “Os chamados jardins comestíveis são tendência. Eles resgatam a jardinagem e estão alinhados com o momento em que todos buscam uma alimentação mais saudável”, explica. A ideia, de acordo com ela, foi recebida com entusiasmo pela equipe e pela comunidade do entorno.

Entre as que ficaram animadas com a ideia está a colaboradora da DC, Suzane Voltolini. Ela nunca tinha visto uma ação como esta e achou excelente a iniciativa. “Tenho horta em casa e saber que eu e a empresa onde eu trabalho estamos em sintonia, é ótimo”, diz. Ela diz que já pegou folhas de hortelã no canteiro para fazer um chá. “Acredito que ganhamos como comunidade, porque na correria da rotina muita gente não consegue manter esses alimentos em casa. Essa ação nos permite sair do processo automático de comprar tudo pronto no supermercado”, acrescenta.

A DC Logistics Brasil, através do Programa de Responsabilidade Socioambiental (PRS), também contatou a Prefeitura Municipal de Itajaí, que refez o desenho das calçadas, e com o Codetran, para novas pinturas de faixas de pedestre e colocação de placas.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS