Campanha alerta sobre risco de perda de visão em pessoas com diabetes

Mobilização do Conselho Brasileiro de Oftalmologia oferece atendimentos gratuitos e conteúdos online para diagnóstico e prevenção da retinopatia diabética durante o mês de novembro.

O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) deu início, no sábado (1/11/25), à campanha nacional de conscientização sobre a retinopatia diabética — uma das principais causas de perda parcial ou total da visão em pessoas com diabetes. A mobilização acontece ao longo de todo o mês de novembro, com o objetivo de incentivar o diagnóstico e o tratamento precoces.

::: Siga OBlumenauense no WhatsApp ➡️ Clique aqui!

De acordo com o CBO, estudos indicam que quatro em cada cinco pacientes com diabetes de longa duração podem desenvolver algum grau da doença, que afeta os vasos sanguíneos da retina. Para ampliar o acesso à informação e ao cuidado, a campanha promove uma maratona online de conscientização e uma série de mutirões de atendimento em diversas regiões do país. As ações presenciais podem ser consultadas no site da campanha, que também reúne materiais educativos e informações sobre prevenção.

O público pode acompanhar a programação ao vivo até domingo, pelo canal da CBO no YouTube, e acessar conteúdos complementares no portal oficial “24 Horas pelo Diabetes”, que será atualizado ao longo do mês com vídeos, podcasts e depoimentos de profissionais e pacientes.

A diabetes é uma das doenças crônicas mais comuns no Brasil, atingindo mais de 16 milhões de pessoas — cerca de 7% da população. O acompanhamento pode ser realizado gratuitamente nas unidades básicas de saúde, com apoio do Sistema Único de Saúde (SUS), que fornece insumos para o controle da glicemia.

O tratamento adequado é essencial para evitar complicações metabólicas, circulatórias e neurológicas, além de reduzir o risco de cegueira causada pela retinopatia diabética.


▶️🛜Siga nossas redes sociais: Youtube | Instagram | X (antigo Twitter) | Facebook | Threads | Bluesky


CVV Blumenau – 40 anos de escuta e acolhimento | Dedicação que salva vidas