terça-feira, 19 outubro 2021
InícioGeralCâmara de Vereadores de Blumenau será uma das primeiras do país com...

Câmara de Vereadores de Blumenau será uma das primeiras do país com áudio-descrição

 

A partir de 2017 a Câmara de Vereadores de Blumenau passará a disponibilizar o serviço de áudio-descrição dos eventos realizados pelo Legislativo. A medida atende a pedidos da comunidade e segue o projeto de acessibilidade da Casa.

O trabalho consiste em narrar fatos visuais, como fotos e imagens, aos cegos e portadores de deficiência. Uma áudio-descritora irá, através de um sistema eletrônico e fones de ouvidos, descrever o ambiente e tudo que estiver acontecendo visualmente naquele local, inclusive no painel de votação. Quando houver demanda, também será realizada áudio-descrição das sessões solenes, fotos e imagens veiculadas no site da Câmara e obras de arte expostas no Salão Nobre.

Segundo a áudio-descritora Mara Kortelt, depois de ter implantado o sistema de Língua Brasileira de Sinais – Libras, há pouco mais de um ano, o Legislativo blumenauense dá mais um passo em direção à Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, instituída em 2015. “Essa ferramenta permite o acesso democrático às decisões tomadas pela Câmara de Vereadores. A pessoa com deficiência também tem o direito de saber o que está sendo decidido”, afirma a profissional.

O presidente da Câmara de Vereadores, Mário Hildebrandt (PSB), destacou que durante o mandato da atual Mesa Diretoria o Legislativo trabalhou sempre pensando na inclusão social. “A língua brasileira de sinais nas sessões deu a oportunidade de incluir as pessoas com deficiência auditiva e agora abrimos espaço para que as pessoas com deficiência visual tenham acesso ao que acontece no espaço físico Legislativo”. Lembrou ainda que assim que a TV digital for implantada as pessoas poderão ter acesso à áudio-descrição em suas casas.

A intenção do Legislativo é oferecer a áudio-descrição já na posse dos vereadores para a próxima legislatura, que será realizada dia 1º de janeiro, às 17h, no Teatro Carlos Gomes. “Se todo o processo licitatório acontecer sem imprevistos, dentro das normas legais, com certeza na posse teremos a áudio-descrição e haverá condição de as pessoas com deficiência visual acompanharem os acontecimentos desse evento”, finalizou.

Fonte: Assessoria de Imprensa CMB

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS