segunda-feira, 6 dezembro 2021
InícioClimaCalor de 34°C e previsão de forte temporal no final da tarde...

Calor de 34°C e previsão de forte temporal no final da tarde deste sábado em Blumenau

 

O deslocamento de um sistema de baixa pressão entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, junto com o calor, favorecem a formação de áreas de instabilidade neste sábado (19/01/19) em Blumenau. Por isso a previsão entre a tarde e a noite, é de temporais isolados, com trovoadas e descargas elétricas, chuva intensa de curta duração e rajadas momentâneas de vento intenso.

A temperatura máxima deve variar entre 32 e 34°C. Neste momento (10h12min), faz 29,4°C com sensação térmica de 33,5°C; enquanto a mínima foi registrada pelo AlertaBlu às 6h, quando fez 23,1°C. O rio Itajaí-Açu está com 1,87 m e a umidade relativa do ar em 69,5%. A previsão é que o vento seja de fraco a moderado, de direção variável, situação que muda caso ocorra o temporal (Clique aqui para saber mais detalhes).

Santa Catarina – Muitas nuvens a encoberto em Santa Catarina. Chuva fraca pela manhã no Oeste e áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. À tarde e noite, pancadas de chuva com raios, principalmente no norte catarinense. O forte calor dos dias anteriores diminui um pouco, principalmente entre as regiões oeste e sul. Vento noroeste virando para sul, com rajadas fortes no sul e litoral, a partir da tarde. Um ciclone está se intensificando no mar, entre os litorais gaúcho e catarinense.

 

Domingo (20)

Blumenau – O deslocamento de ar úmido do mar para o Vale do Itajaí e perturbações em níveis baixos e médios da atmosfera deixam o tempo instável. No decorrer do dia, presença de muitas nuvens, algumas aberturas de sol e condição para chuva de forma ocasional. Entre a tarde e a noite, as pancadas de chuva ocorrem com intensidade moderada isolada e acompanhada de algumas trovoadas. Mínima entre 22 e 24°C e máxima variando entre 29 e 31°C. Vento fraco de noroeste, passando a sudeste/leste a partir da tarde.

Santa Catarina – Chuva isolada a qualquer momento no Litoral Sul, Litoral Norte e Planalto Norte. Nas demais regiões, sol com períodos de mais nuvens e pancadas de chuva com trovoada isolada entre a tarde e noite. Tempo mais fechado e com chuva mais persistente no Litoral Norte e Planalto Norte, e chuva mais isolada nas demais regiões. Temperatura mais baixa no Litoral, em elevação no Oeste. Vento sul a sudeste e com rajadas mais intensas na madrugada, no Litoral, e de sudeste a nordeste do Oeste aos Planaltos. O ciclone começa a afastar da costa em direção ao mar. Fluxo de umidade do mar para o norte de Santa Catarina.

 

Segunda-feira (21)

Blumenau – Presença e variação de nuvens, aberturas de sol e temperatura em elevação. A partir da tarde, há condição para pancadas isoladas de chuva e trovoadas devido a áreas de instabilidade formadas pela atuação de um cavado em níveis baixos da atmosfera e potencializadas pelo calor. Não se descarta o risco para temporais isolados. Mínima entre 22 e 24°C e máxima entre 32 e 34°C. Vento fraco de direção variável.

Santa Catarina – Sol com variação de nuvens em grande parte do Estado. Pancadas de chuva com trovoada isolada entre a tarde e noite. Tempo mais fechado e com chuva mais persistente no Litoral Norte, e chuva mais isolada nas demais regiões. Temperatura em elevação, vento nordeste, fraco a moderado.

 

Terça-feira (22)

Blumenau – Condição típica de verão, com predomínio de sol, variação de nuvens e pancadas de chuva e trovoadas entre tarde e noite. Mantém-se o risco para temporais isolados. Mínimas variando entre 23 e 25°C e máximas entre 33 e 35°C.

Santa Catarina – Sol com variação de nuvens e pancadas de chuva entre a tarde e noite, com trovoada isolada. Tempo mais fechado e com chuva mais persistente no período noturno, no Litoral Norte e Planalto Norte, e chuva mais isolada nas demais regiões. Temperatura em elevação, principalmente no oeste, com vento nordeste, fraco a moderado.

 

Tendência para SC, entre 24 de janeiro e 2 de fevereiro de 2019

Nos primeiros dias do período, permanece a condição dos dias anteriores, de chuva mais persistente no norte do Estado, principalmente no Litoral Norte, devido ao fluxo de umidade do mar transportado para a essa região. A partir do dia 28, volta a ocorrer chuva mais concentrada no Rio Grande do Sul, favorecendo pancadas de chuva com trovoada, entre a tarde e noite, principalmente para as regiões catarinenses que estão na divisa.

Fontes: Alerta Blu e Epagri/Ciram

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS