segunda-feira, 27 setembro 2021
InícioClimaCalor chega a 38,9ºC em cidade de Santa Catarina nesta quinta-feira (19/08)

Calor chega a 38,9ºC em cidade de Santa Catarina nesta quinta-feira (19/08)

A temperatura foi considerada um recorde histórico para o mês de agosto. No Vale do Itajaí ela chegou a 31,5°C.

A tarde em Blumenau estava relativamente quente nesta quinta-feira (19/08/21), mas a máxima não passou de 28,4°C de acordo com a medição das 16h na estação do Parque Ramiro Ruediger. Em Benedito Novo, também no Médio Vale do Itajaí, o termômetro do Epagri/Ciram marcou no mesmo horário 31,5°C.

Mas foi Criciúma, localizada no Sul de Santa Catarina, onde o calor foi recorde histórico para o mês de agosto: 38,9°C. O anterior também foi na mesma cidade, quando chegou a 37,9°C no dia 4 de agosto de 2010.

O calor estendeu-se para todas as regiões do estado, sendo mais intenso no Litoral Sul, Florianópolis e Oeste. Também houve quebra de recorde de agosto nos municípios de Içara (no Sul), Santo Amaro da Imperatriz (na Grande Florianópolis Serrana) e Águas Mornas (Grande Florianópolis Litorânea), onde foram registradas temperaturas de  36,4°C; 33,3°C e 35,1°C; respectivamente.

Isso significa que nunca fez tanto calor em um mês de agosto nesses municípios, onde os recordes anteriores eram de 33,6°C (08/08/2019); 33,2°C (03/08/2015) e 32,9°C (08/08/2019), respectivamente.

O inverno de 2021 tem mostrado os extremos: frio intenso e agora o calor fora de época. Essa condição está associada a uma massa de ar quente sobre o Sul do Brasil. Na sexta-feira, 20, ainda vai fazer calor, com previsão de novos recordes.

O tempo no fim de semana em SC

No sábado (21), o aumento de nuvens e a rápida virada de vento para sudeste, devido ao deslocamento de uma frente fria de fraca intensidade no litoral de SC, provoca um ligeiro declínio de temperatura do Planalto ao Litoral (pouca coisa).

A partir de domingo (22), volta a ficar quente. Pode ser menor o aquecimento no litoral em alguns dias por causa aos nevoeiros marítimos, característica dessa condição de tempo. As informações foram levantadas por Gilsânia Cruz, Laura Rodrigues e Marcelo Martins, Meteorologistas do Epagri/Ciram.

Previsão do tempo para Blumenau

Durante a noite desta quinta-feira (19), a atuação de uma massa de ar seco sobre Santa Catarina mantém o tempo firme em Blumenau, ou seja, sem chuva. Vento fraco de leste/sudeste.

A mesma condição ocorre na sexta-feira, com condição para o tradicional nevoeiro ao amanhecer. Ele se dissipa ao longo do dia favorecendo predomínio do sol e variação de nuvens. A mínima não deve ficar abaixo de 19°C e a máxima fica próxima de 30°C, com vento fraco de oeste/noroeste passando a leste/nordeste.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS