“Cachoeira de Concreto” será entregue nesta quinta (3/02) em Blumenau

A artista Elisa Joana da Silva utilizou cerca de 50 litros de tinta em um total de 120 degraus. O projeto foi viabilizado graças ao Movimento Tudo de Cor, uma iniciativa da Tintas Coral, em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo e Lazer.

Foto: divulgação / SECOM/BNU

A cerimônia de entrega da “Cachoeira de Concreto” na escadaria do Morro do Aipim está agendada para às 9h30 desta quinta-feira (3/02/22). Localizada no início da Rua Itajaí, no Centro de Blumenau, a obra remete a uma cachoeira com peixes e demais elementos aquáticos.

A proposta criativa foi desenvolvida e executada pela artista plástica blumenauense, Elisa Joana da Silva. Foram utilizados cerca de 50 litros de tinta em um total de 120 degraus e as cores predominantes utilizadas foram o azul e o verde.

O local também recebeu um novo corrimão, para garantir a segurança dos usuários. O projeto foi viabilizado graças ao Movimento Tudo de Cor, uma iniciativa da Tintas Coral que já contribuiu com a revitalização de vários pontos no Brasil. Ele contou com a parceria da Secretaria de Turismo e Lazer (Sectur).

Foto: divulgação / SECOM/BNU

A escadaria dá acesso à Rua Gertrud Sierich, onde ficava o antigo Restaurante Frohsinn. O conceito artístico propõe uma convergência com o verde que a rodeia, chamando ainda mais a atenção de visitantes e moradores que por ali passam.

“A intenção é que a Rua Itajaí se transforme no pórtico de entrada de Blumenau, mostrando a cultura e alguns dos principais atrativos do município, juntamente com o Museu Fritz Müller e a estação de Trem, além da nova Central de Atendimento ao Turista, que irá ser a referência para tudo que a cidade tem a oferecer”, relata o secretário de Turismo e Lazer de Blumenau, Marcelo Greuel.

“Com certeza é o maior projeto de arte que eu já fiz, o que é muito gratificante pra mim, tanto por extensão quanto por importância. Acho legal trazer mais cor pra cidade, principalmente num lugar que é cercado por natureza. Está sendo bem gratificante revitalizar um lugar que muitas vezes as pessoas não davam tanta importância. Mas agora, depois de revitalizado e bem cuidado, será melhor visto por todos. Acredito até que por sua beleza e por chamar bastante atenção, se torne um lugar instagramável e será cenário de muitas fotos”, comenta a artista Elisa Joana da Silva.

Foto: divulgação / SECOM/BNU

Em breve também será entregue o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) reformado e trazendo interatividade ao público, oferecendo ao visitante uma experiência única ao conhecer a cidade e suas curiosidades. Além dessas duas entregas, as melhorias por Blumenau não param e novos projetos começarão a sair do papel, buscando ainda mais beleza ao município.

Tudo de Cor

O Tudo de Cor é um movimento sociocultural sustentável que acredita no poder da cor e busca levar transformação e cidadania para milhares de patrimônios culturais, comunidades e entidades em todo o Brasil, a partir de ações voluntárias de pintura e restauração.

Ao longo dos 10 anos de história do movimento, mais de 1,8 mil projetos foram entregues, 10,1 mil imóveis renovados, 4,6 mil pintores engajados e 1 milhão de litros de tinta utilizados, mobilizando ao todo, mais de 45 mil voluntários.

O Movimento Tudo de Cor, já produziu parcerias em outras cidades pelo Brasil, como por exemplo, o Bondinho do Pão de Açúcar, um dos principais pontos turísticos do país, que foi transformado em um ambiente ainda mais especial e colorido.

Confira imagens do projeto: