BRK vai utilizar drones para o trabalho de expansão da cobertura de esgoto em Blumenau

 

 

 

 

A BRK Ambiental, concessionária responsável pelo esgotamento sanitário em Blumenau, está investindo em drones para modernizar os processos de cobertura do serviço de tratamento de esgoto na cidade. Em comparação ao método tradicional, o drone é considerado mais ágil e eficiente, já que permite cobrir áreas amplas e de difícil acesso. Dessa forma é possível um nível de detalhamento altamente preciso, com melhores análises geotécnicas e com maior qualidade dos dados obtidos, mas também proporcionando maior segurança aos profissionais.

 

 

A tecnologia permite realizar um levantamento aéreo topográfico das áreas e elaborar uma planta georreferenciada, considerando todos os ângulos e limites do terreno. Atualmente, o uso do drone foi eficaz para contribuir na elaboração do projeto de ampliação da rede de esgoto na Rua Belo Horizonte e transversais, no Bairro da Glória, e nas transversais da Rua São Valentim, no bairro Itoupava Norte, regiões com investimentos em andamento. Nessas regiões, serão implantados mais 13 km de redes coletoras e 4 estações elevatórias de esgoto, beneficiando 1.600 famílias.

 

 

“Temos o compromisso de aprimorar as ações para garantir a evolução e a qualidade dos serviços prestados em Blumenau. Para isso, a buscamos constantemente tecnologias e ideias inovadoras, equipamentos e soluções que sejam capazes de oferecer algo a mais para nossos clientes”, explica o diretor da BRK Ambiental em Blumenau, Cleber Renato. Todos os trabalhos com drones são realizados com as devidas autorizações da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que regulamenta a utilização dos equipamentos de forma segura no espaço aéreo.

Desde que as obras de implantação da rede de esgoto de Blumenau começaram em 2010, a concessionária ampliou a cobertura dos serviços de esgotamento sanitário de próximo de 4% para mais de 46%, o que significa que, hoje, 21 dos 35 bairros da cidade já contam com a disponibilidade dos serviços.